domingo, 28 de novembro de 2010

Uepa Vestibular 2011 - Prova e Gabarito do Primeiro Dia

06/12/2010 - Resultado da 1ª e 2ª Etapas

29/11/2010 - Prova e Gabarito do Segundo dia

Foram registrados 4.456 faltosos neste primeiro dia, marcado pela tranquilidade nos 126 locais de prova. Amanhã (29), os candidatos que concorrem pelo Prosel continuam na disputa por uma vaga junto com os 11.422 inscritos pelo Prise.

O primeiro dia dos Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi marcado pela tranquilidade nos 126 locais de prova, distribuídos entre a capital e o interior do Estado. Neste domingo (28), os candidatos  tiveram que responder a 56 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, durante cinco horas de prova.
Para esta primeira etapa, que corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio, foram inscritos 67.017 candidatos, dos quais 24.272 são do Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII) e 38.745 do Processo Seletivo (Prosel). Desde total, a Universidade registrou 4.456 faltosos, sendo 1.579 do Prise e 2.877 do Prosel.
Em entrevista coletiva à imprensa, a diretora de Acesso e Avaliação da Uepa, Ionara Antunes Terra, disse que este número foi considerado baixo pela Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes), responsável pelos Processos Seletivos 2011. “Foi uma surpresa. Ano passado o índice foi em torno de 10% de faltosos. Acredito que atingimos o objetivo”, afirmou Ionara.
Neste primeiro dia da prova também foram registrados 44 atendimentos a portadores de necessidades especiais e 28 atendimentos especializados, sendo três domiciliares, três em hospitais e 22 no próprio setor médico disponibilizado pela Universidade nos locais de prova.
Durante a entrevista, Ionara reforçou a apresentação de documento oficial com foto junto com o Cartão de Inscrição nos dias de prova. “Nós precisamos garantir a lisura do Processo Seletivo e vamos manter o rigor na questão dos documentos”. Em caso de eventualidades, como roubos e assaltos no dia da prova, o candidato poderá fazer o exame portando o Boletim de Ocorrências (BO), mas a entrada ao local de prova será até às 8h, como os demais candidatos. Ionara informou ainda que nesta primeira etapa mais de 100 candidatos apresentaram BO, inclusive virtual.
Provas – A primeira etapa dos Processos Seletivos 2011 contou com questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
A estudante Brenda Dias, 18 anos, foi uma das que fez as 56 questões neste domingo. Ela, que concorre pelo Prosel a uma vaga no Curso de Medicina, disse que a prova estava ‘boa’. “Eu achei fácil. A complicação foi em Matemática e Física, mas o resto tava fácil, com questões bem claras”, revelou. Já o estudante João Victor Miranda, 19, afirmou que “não estava tão difícil, mas se eu tivesse estudado mais, me sairia melhor. Me atrapalhei em Física”, contou. João presta vestibular pela segunda vez e concorre a uma vaga no Curso de Tecnologia Agroindustrial em ênfase em alimentos.
Do lado de fora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CBBS) da Uepa, um dos locais de prova neste domingo, mães de candidatos aguardavam ansiosas pela saída dos filhos. Uma delas, a dona de casa Rosana Ataíde, contou que sempre acompanhou a filha mais velha em prova, então, “se eu não acompanhasse a mais nova estaria fazendo uma diferença entre elas”. Já Roselea Carvalho, mãe de uma candidata ao Curso de Medicina afirmou que “é uma forma de apoio neste momento especial de ver um filho prestes a entrar na Universidade. A gente está junto com eles em oração e em clamor a Deus”, revelou.

Confira abaixo o gabarito e o boletim de provas da primeira etapa (28/11)
Segunda etapa – Nesta segunda-feira (29), 35.868 candidatos continuam na disputa por uma vaga pelo Prosel. Já pelo Prise (Subprograma XII) 11.422 candidatos estão inscritos para responder a 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos equivalentes às disciplinas do segundo ano do Ensino Médio.
Nesta fase, os candidatos também farão prova de Língua Estrangeira, para uma das três opções escolhidas no ato da inscrição: Inglês, Francês ou Espanhol. O candidato poderá levar o dicionário, pois, segundo Ionara Terra, a prova é interpretativa e não de gramática.
O resultado da primeira e da segunda etapa do Prosel será divulgado no próximo dia 6 de dezembro pelo site da Uepa (www.uepa.br). Os aprovados junto com os inscritos para a terceira etapa do Prise (subprograma XI) farão prova no dia 12 de dezembro. Já a pontuação da primeira e segunda etapa do Prise será divulgada somente em março de 2011.

Nenhum comentário: