UPE Vestibular 2013

    da UPE

    Começam nesta segunda-feira (16/07) as inscrições para o vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), que este ano oferece 2.776 vagas nesse sistema de ingresso. Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de agosto deste ano, exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico http://processodeingresso.upe.pe.gov.br, onde o candidato irá cadastrar um endereço de e-mail válido para receber as informações e atualizações de todo o processo. A taxa custa R$ 110,00.

    A grande novidade desta seleção é o aumento do número de cursos de graduação, que passou de 44 para 52. Os oito novos cursos são: Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas), Direito (30 vagas), que serão ofertados no campus da instituição em Santo Amaro; pertencentes ao campus Mata Norte (Nazaré da Mata) são Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas); Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas) oferecidos no campus Mata Sul (Palmares); e Medicina (20 vagas) no campus da UPE em Serra Talhada.

    Também houve mudança na nomenclatura dos cursos: Licenciatura em Informática, oferecido no campus da UPE em Garanhuns, passará a ser chamado de Licenciatura em Computação; Engenharia Mecatrônica que foi criado para a realidade robótica, do campus Benfica da UPE, será agora Engenharia de Automação e Controle e será mais voltado para o mercado fabril. Já o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, do campus Santo Amaro, teve o acréscimo de 20 vagas.

    Os candidatos agora terão mais tempo para responder às provas do vestibular. Eles ganharam meia hora a mais em cada um dos três dias de testes. No total, serão 148 questões, um incremento de oito quesitos em relação ao ano passado. Outra novidade: além das provas, as imagens das questões também serão coloridas, para melhor visualização.

    Já o critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental (II segmento – 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas. O candidato dito cotista que não comprovar sua condição será eliminado definitivamente do processo.

    ISENÇÃO – Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular devem ser feitos de 16 a 20/07/12. No ato da solicitação, deverá ser informado o Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo Governo Federal que, de acordo com a Lei nº 14.016, de 23 de março de 2010 Art. 1º, diz: "Ficam isentas do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado de Pernambuco, cujos editais sejam publicados a partir da vigência desta Lei, as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CADúnico, de que se trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, que possuam renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos". Quem não informar o NIS não poderá se inscrever como isento. O resultado dos contemplados com a isenção da taxa será divulgado no dia 30/08/2012.

    As provas do vestibular 2013 acontecem numa única etapa, nos dia 25, 26 e 27/11/12. O resultado pode ser divulgado até o dia 30/01/13. Mais informações através do e-mail: processodeingresso@upe.pe.gov.br, do twitter: @ingresso_upe_20, do facebook: ingresso upe, ou do telefone: (81) 3183-3660 / 3791. Veja o edital aqui.

    Comentários

    Postagens mais visitadas na última semana

    UEG Vestibular 2023/1

    ENEM 2022 - Resultado

    UFSC 2021

    FUVEST 2024

    Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

    UEG Vestibular 2023/1

    UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

    ENEM 2022 - Resultado