Primeiro simulado on-line tem 300 mil inscritos que farão as provas neste sábado em todo o país


  • 03/05/2016 - Simulado on-line poderá ser feito no próximo fim de semana - Leia mais
Cerca de 300 mil pessoas estão inscritas para realizar, neste sábado, 30, o primeiro simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O teste estará acessível na plataforma de estudos Hora do Enem, lançada pelo Ministério da Educação no início deste mês. Até o início da tarde desta sexta-feira, 29, a plataforma havia registrado 2,9 milhões de visualizações.

O simulado on-line é um recurso oferecido pelo MEC aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. O teste deste sábado terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril.



O MEC mantém 120 mil pontos de internet à disposição, em todo o país, ofertados especificamente para o simulado por meio de parcerias com universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Essas vagas estão reservadas a quem pediu, previamente, locais com acesso à internet. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e em escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília).

Os alunos do terceiro ano do ensino médio que dispõem de acesso à internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line para esses participantes ficará disponível de zero hora até as 20h. Mas, a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.

Conhecimento — O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria, a fim de aprimorar seus conhecimentos para realizar a prova do Enem de 2016. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia.

Corte — Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no exame. Esse recurso permite ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem de 2015 para o curso e para a universidade de interesse de quem busca a graduação.

Simulados — Além do provão deste sábado, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.

Plataforma — A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. Na plataforma, o estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação. São 1,2 mil aulas e cerca de 3 mil exercícios à disposição do estudante. O sistema está disponível na internet, na página da TV Escola, desde o dia 5 de abril.

Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir deste sábado no espaço denominado MECFlix, na página da TV Escola, que também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.

A exibição do programa Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.

Exame — As inscrições para a edição do exame deste ano começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.

Mais informações sobre o Enem de 2016 estão no Edital nº 10, de 14 de abril de 2016, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicado no Diário Oficial da União do dia 15 último.

FONTE: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UFGD PSPVO 2023.1

ENEM 2022 - Resultado

IFNMG PS 1/2023

ENEM 2022 - Gabaritos

UNESP Vestibular 2024

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023

UFMS PASSE - Gabaritos