Novos calouros da UFRGS comemoram aprovação

Classificados devem enviar a documentação de 21 a 25 de janeiro pelo Portal do Candidato
Relação dos classificados no Vestibular 2018.
O Vestibular 2018 teve 32.436 candidatos inscritos, concorrendo a 4.017 vagas, distribuídas em 89 graduações. 30% das vagas de graduação da UFRGS são reservadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo período de inscrições vai de 23 a 26 de janeiro, conforme cronograma divulgado pelo MEC.

Matrícula

Os estudantes classificados no Vestibular 2018 devem ficar atentos aos prazos para a matrícula, que ocorre em duas etapas:

1ª - Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidato, de 21 a 25 de janeiro.

2ª – Efetivação presencial da matrícula nas respectivas Comissões de Graduação. Para os que entram no primeiro semestre, esta etapa ocorre de 27 de fevereiro a 1º de março. Já para os classificados para o segundo semestre, de 10 a 12 de julho.

Além dessas duas etapas, os candidatos ingressantes pelas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas também devem se apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial, em data, horário e local que serão divulgados em edital próprio de convocação. 

Envio eletrônico da documentação

De 21 a 25 de janeiro, os estudantes devem enviar toda a documentação obrigatória pelo Portal do Candidato. Devem ser digitalizados documentos originais de boa qualidade, sendo que os arquivos devem ter no máximo 5Mb. As declarações exigidas precisam ser enviadas assinadas. Declarações sem assinatura não serão homologadas.

Todos os documentos necessários para ampla concorrência e para cada modalidade de cotas estão listados no item 9.2 do Manual do Candidato.

Atenção: o envio da documentação através do Portal do Candidato somente estará concluído após a emissão do comprovante de envio pelo sistema. O candidato que não entregar a documentação no prazo e na forma exigidos perderá a vaga. Na primeira etapa, é responsabilidade do candidato acompanhar o processo de análise dos seus documentos acessando o Portal do Candidato. Os classificados para ingresso no segundo semestre de 2018 devem fazer essa verificação somente a partir de abril, quando começa o período de análise dos documentos desse grupo.

Matrícula presencial

Esta etapa é realizada na Comissão de Graduação do curso para o qual o candidato foi classificado e ocorre somente após a homologação de todo o processo de análise da primeira etapa, conforme a modalidade de ingresso.

Os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre que tiverem a análise homologada até 22 de fevereiro devem fazer a matrícula presencial no período de 27 de fevereiro a 1º de março de 2018, em data e faixa horária que serão divulgadas posteriormente. Já os classificados para 2018/2, com homologação das análises até 5 de julho, farão a matrícula presencial no período de 10 a 12 de julho. Os candidatos cuja documentação seja homologada depois dessas datas farão matrícula presencial em outro período, que será informado posteriormente pelo site da UFRGS.

Na matrícula presencial, todos os candidatos devem apresentar os seguintes documentos originais que foram enviados pelo Portal do Candidato:

- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio;

- Documento de Identificação;

- Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior.

Os candidatos classificados para o curso de Educação Física também devem entregar, nesse momento, atestado médico de capacitação física, expedido por médico, com carimbo e assinatura.

Autodeclaração étnico-racial

Os candidatos classificados nas modalidades de reservas de vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) serão convocados para comparecer perante a Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial em data, horário e local que serão divulgados em edital próprio de convocação.

Para os candidatos pretos e pardos, a aferição será realizada por meio da constatação de que o estudante é visto socialmente como pertencente ao grupo racial declarado, com base em seu fenótipo. Além de cor da pele, serão consideradas outras características fenotípicas, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. Esse procedimento é silencioso, e não é realizada entrevista com o candidato. No caso dos indígenas, a comprovação da autodeclaração será feita por meio da apresentação de documentação com validação das lideranças da comunidade de origem ou das instituições da área, conforme especificado no item 8.2 do Manual do Candidato.

Chamamentos para vagas remanescentes

Quem não passou na primeira chamada deve acompanhar as demais convocações, pois alguns estudantes desistem durante o processo de matrícula. O primeiro chamamento para ocupação das vagas remanescentes está previsto para o dia 30 de janeiro.

As listas de chamamento são publicadas por meio de edital no site da UFRGS, contendo os nomes dos candidatos classificados e as datas para envio da documentação e para a realização da matrícula. Os estudantes que estão na lista de espera devem conferir diariamente se não houve nova convocação. O candidato é inteiramente responsável por acompanhar as publicações dos editais de chamamento e pelo cumprimento dos prazos e procedimentos neles estabelecidos.

Mais informações podem ser obtidas no edital do Vestibular, no Manual do Candidato, no Portal de ingresso ou pelo e-mail ingresso@ufrgs.br
 
fonte: UFRGS

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2021

UNIR PS 2023

UEMG PS 2021

UFSC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023