Fuvest usa reconhecimento facial para identificar candidatos

Tecnologia será aplicada no vestibular da USP 2019; prova de transferência já contou com o recurso

O maior vestibular do País terá novidade para identificar os seus candidatos. A Fuvest utilizará a tecnologia de reconhecimento facial no vestibular da USP 2019 para aumentar o controle de segurança do exame e agilizar a identificação dos vestibulandos. No ano passado, mais de 137 mil pessoas se inscreveram no processo de seleção.

A tecnologia substitui a coleta da impressão digital feita em papel e será somada ao uso do documento oficial e da assinatura do vestibulando.

Ao realizar a inscrição no vestibular, o candidato envia uma foto que fica armazenada no banco de dados da Fuvest. Esta foto e as imagens coletadas nos dias das provas serão confrontadas.

A Fuvest já realizou a primeira experiência com o reconhecimento facial no último domingo, 10 de junho, durante a prova de transferência para universitários que queiram estudar na USP. Mais de 1900 candidatos participaram do exame em São Paulo, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

Como funciona

O reconhecimento facial é uma técnica de biometria baseada nos traços das pessoas. O rosto de uma pessoa é formado por diversas características – são os chamados pontos nodais, ou seja, pontos de referência que determinam essas características. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana. Alguns exemplos são a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. Cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando a assinatura facial. A obtenção dessa assinatura completa a etapa de extração de características.

A tecnologia de reconhecimento facial envolve reconhecer o rosto que acabou de ser capturado em uma base de dados. Para isso, compara-se as características extraídas da imagem capturada com as características armazenadas anteriormente neste banco, utilizando um algoritmo de comparação facial em busca do dono daquele rosto.

As soluções biométricas em processos seletivos têm sido cada vez mais utilizadas pelas organizadoras de vestibular para garantir maior lisura durante as aplicações. Com o auxílio dessas tecnologias, é possível autenticar a identidade de cada candidato, coibindo e deflagrando fraudes durante as diversas etapas da prova, inclusive durante o curso.

Dentre as diversas tecnologias presentes no mercado, o reconhecimento facial é a que tem se mostrando mais promissora, principalmente por sua comodidade e conveniência.

O sistema implementado pela Fuvest conta com uma equipe de profissionais com mais de 15 anos de experiência em biometrias, que desenvolveram, em conjunto com a equipe técnica da Fuvest, um aplicativo capaz de registrar as faces dos candidatos presentes e confrontá-las com a do aluno matriculado.
 
FONTE: FUVES

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNESP Vestibular 2024

ENEM 2022 - Gabaritos

IFNMG PS 1/2023

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024