UFJF PISM 2019

Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Acompanhe o processo seletivo através da página COPESE - Programas de Ingresso 2019 - Vestibular e PISM


Ao todo são oferecidas 2.318* vagas em 72 cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2018-2020), II (triênio 2017-2019) e III (triênio 2016-2018) podem ser feitas das 15h do dia 6 de agosto às 18h do dia 27 de agosto, exclusivamente on-line, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

As vagas são distribuídas pelos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, sendo 1.903 vagas em 62 cursos no campus sede, e 415 vagas em dez cursos no campus avançado. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até 20h do dia 28 de agosto, exclusivamente no Banco do Brasil.

Exclusivamente on-line

Entre as novidades do Pism 2019, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição on-line contará com meios de anexar documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado comprobatório de sua confissão religiosa.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito exclusivamente on-line, no ato da inscrição, pelo site da Copese. Os interessados em solicitar devem ficar atentos, pois o prazo é de quatro dias: das 15h de 6 de agosto às 15h de 10 de agosto. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa total em escola da rede privada. Essa condição serve apenas para os pedidos de isenção.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios. Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 6 de agosto às 18h do dia 27 de agosto de 2018.

Comissão vai avaliar autodeclarações

Outra novidade para esta edição está relacionada aos candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. O edital prevê que os candidatos aprovados passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas.

Candidatos poderão levar caderno de provas

Uma mudança que altera a realização das provas do Pism 2019 é que, ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. Isso porque cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 20 de novembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 30 de setembro ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; e em 9 e 10 de outubro, prova de Prática Musical.

Provas

As provas para os três módulos do Pism serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição. As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início das provas. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.

Resultados

O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 17 de outubro.

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 8 de janeiro de 2019. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 15 de janeiro de 2019.

As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 12 de fevereiro de 2019; sendo o resultado final publicado em 20 de fevereiro de 2019.
FONTE: UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

Unicamp Enem 2023

ENEM 2022 - Gabaritos

IFNMG PS 1/2023

UNESP Vestibular 2024

UFG PS Complementar 2023/1 Vagas Remanescentes

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023

UFMS PASSE - Gabaritos