75% dos estudantes estressados reclamam de dor

LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

Sair de casa às 6h30, entrar na sala de aula uma hora depois e só voltar para casa às 20h, depois de um dia inteiro estudando. Assim era o dia-a-dia de Fábio Nascimento, 20, quando ele estava na fase pré-vestibular, em 2005. Com mal-estar, dores de estômago e tenso, Fábio entrou em depressão e procurou um médico. "Comia superpouco e já ficava enjoado", diz ele, que conta ter piorado quando chegou a época das provas.

Para continuar estudando com concentração, ele teve de tomar remédios contra a depressão --três vezes ao dia-- e se forçar a comer.

"Depois que passei no vestibular [ele faz veterinária na USP], minha vida melhorou 300%", diz ele, que não toma mais nenhum medicamento.

A história de Fábio é repetida todos os anos por outros vestibulandos, que, ao mergulhar nos estudos, se esquecem da saúde. Os problemas decorrentes desse desleixo podem, inclusive, atrapalhar no dia do vestibular --com a saúde debilitada, os alunos têm mais chance de ter branco ou mal-estar na hora da prova.

Uma pesquisa inédita da Isma-BR (associação internacional que se dedica ao gerenciamento do estresse) mostra que, de 326 jovens entrevistados com 16 a 18 anos de São Paulo e de Porto Alegre, 92% disseram que o vestibular é um fator causador de estresse. Dentre os sintomas de estresse relatados, 75% dos pesquisados têm alguma dor muscular e 82% sofrem de ansiedade.

Segundo Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, "o estresse não é necessariamente negativo". "Se o vestibulando não tiver nada de estresse, quer dizer que ele não está nada preocupado com a prova, que não tem importância para ele", afirma. O principal, entretanto, é saber gerenciar esse nível de preocupação.

Dentre os fatores emocionais que os entrevistados disseram sentir quando estão estressados, 63% relataram ficar mais irritados e 19% contaram ter conflitos familiares.

Além disso, outro problema que acomete muitos vestibulandos são os distúrbios alimentares -a maioria engorda, mas há quem emagreça.

"A pessoa que não tem tendência a engordar simplesmente se esquece de comer", diz Fernanda Fernandes, gerente nacional do Vigilantes do Peso. "Se eles são assim, os pais têm que dobrar a atenção e ajudar os filhos." Segundo ela, uma forma de apoio é colocar um sanduíche na mochila do filho.

Anny de Freitas, 18, sabe o que é emagrecer mesmo sem querer. No cursinho Etapa desde o início do ano, ela já perdeu cinco quilos. "Passo o dia inteiro fora de casa, estudando no cursinho, então, acabo comendo pouco." De 57 quilos, Anny passou para 52.

Para os que engordam, a gerente do Vigilantes do Peso recomenda trocar o chocolate por palitos de cenoura ou pepino. "O vestibulando deve saber racionalizar o hábito", diz ela. "É claro que chocolate gera prazer, mas é simples achar que só será necessário pensar em dieta depois dos processos seletivos. Nós temos desafios a vida toda, não podemos ficar postergando o cuidado com a saúde."

O endocrinologista Alfredo Halpern, que atende a muitos vestibulandos insatisfeitos por estar engordando no ano de estudos, diz que o melhor é fazer alguma atividade física. "O estresse já engorda, e, além disso, os vestibulandos são sedentários. Se fizessem um esporte, teriam melhora até no rendimento nos estudos."

"É importante que o vestibulando que apresente qualquer problema busque um profissional", alerta Ariovaldo Ribeiro Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia.

Folha Online

29 de julho de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNEB Vestibular 2022.2

Sisu 2º/2022

UFGD PSVR 2022

UFT PSC 2022/2

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023