Saiba mais sobre a nova política de imigração da União Europeia

Professor aborda a preocupação do continente em conter os ilegais.
Outro problema, segundo ele, é a xenofobia, ou aversão ao estrangeiro.
Do G1, em São Paulo


As políticas de contenção da entrada de imigrantes na Europa são relativamente antigas e sempre existiram, segundo Reinaldo Scalzaretto, professor de geografia do Anglo, em São Paulo. Ele explica como é a nova política de imigração da União Europeia.

“A novidade é que a União Europeia, com seus 27 membros, tenta conter não somente a entrada de ilegais mas também quer se livrar dos de 5 a 10 milhões de imigrantes que ainda circulam no continente europeu”, afirma.

A nova legislação pune os imigrantes que forem pegos trabalhando ilegalmente e também os empregados que usam esse tipo de mão de obra.

Segundo o professor, os imigrantes vêm principalmente de países pobres da Europa oriental, Oriente Médio e do norte da África. “Muitas vezes, a proximidade do litoral norte-africano com o europeu permite que embarcações precárias atravessem, por exemplo, o Estreito de Gibraltar e cheguem até a Espanha, de onde irão se espalhar pelo continente.”

Conter esses imigrantes é o grande desafio, diz Scalzaretto. Outro problema é a xenofobia, ou aversão ao estrangeiro. “Embora os europeus precisem da mão de obra barata e, claro, legalizada, há uma xenofobia relativamente generalizada na Europa.”
 

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNICENTRO PAC 2021

UNITINS Vestibular 2022/1

UNEMAT PSS 2022/2

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024