Saiba mais sobre como os vestibulares cobram questões interdisciplinares

Parte das questões do 2º dia da 2ª fase da Fuvest será desse tipo.
Enunciado pode ser de uma matéria e a pergunta, de outra.
Fernanda Calgaro
Do G1, em São Paulo


As questões interdisciplinares cobradas nos vestibulares não devem ser fonte de receio para os candidatos, orientam professores de cursinhos ouvidos pelo G1.

“O estudante deve confiar no que estudou. A questão vai cobrar um assunto que ele conhece, mas com uma roupagem diferente. É só ler com bastante atenção para identificar o que está sendo pedido”, afirma Edmilson Motta, coordenador do Curso Etapa, em São Paulo.



Leia também:
Veja o que esperar das provas de português da Fuvest, Unicamp e UFRJ

Prepare-se para as provas de redação da segunda fase

Confira o que esperar das provas de matemática da Fuvest, Unicamp e UFRJ

Neste ano, o vestibular da Fuvest sofreu mudanças e a segunda fase passou a ter três dias de provas. O segundo dia terá uma prova com 20 questões de todas as matérias, sendo que parte delas vai ser interdisciplinar. Esse exame é obrigatório para todos os vestibulandos, independentemente da carreira escolhida.

O percentual de interdisciplinares não é divulgado, segundo a professora Maria Thereza Fraga Rocco, diretora da Fuvest. Ela explica que as 20 questões podem ter um, dois ou três itens. "Devem predominar dois itens por questão."

O grau de dificuldade, diz Maria Thereza, será o equivalente ao encontrado numa segunda fase de outros anos. "Não é porque a prova será feita pelos candidatos de todas as áreas que serão menos aprofundadas. No entanto, serão cobrados somente conteúdos do ensino médio."
Unicamp
Na segunda fase da Unicamp, não haverá a cobrança de questões contextualizadas. Oito provas, divididas por disciplinas, serão aplicadas em quatro dias. O diferencial é que os enunciados são geralmente contextualizados, explica a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo. "É preciso identificar exatamente o que pede a questão e responder se baseando nas informações do enunciado."

"As provas da Unicamp envolvem muita leitura", diz Renato Pedrosa, coordenador-executivo da Comvest, que aplica o vestibular. Uma sugestão dele é sempre dar uma olhada nas provas anteriores e treinar respondê-las.

Confira algumas dicas:


Fuvest
Segundo dia da segunda fase cobra questões interdisciplinares:
- Esse tipo de questão pode aparecer de duas formas: o mais comum é quando o enunciado contextualiza uma situação ligada a uma disciplina, mas a pergunta pede algo relacionado a outra matéria.
- Outro tipo é quando a questão traz dois itens, como a) e b), para o candidato responder: o primeiro é referente a uma disciplina e o segundo, a outra diferente.
- O meio ambiente é um exemplo de tema que pode ser abordado em questões interdisciplinares. Uma parte da pergunta trata de biologia e a outra, de química ou geografia.
- Caso seja apresentada uma situação nova, não se assuste com a questão. Tente analisar qual é o conceito cobrado e confie no que sabe.
- Leia com atenção o enunciado, pois pode dar pistas para a solução da questão.
- Responda exatamente o que for pedido na questão, como citar, exemplificar, justificar e demonstrar.
- Se a questão tiver um item para cada disciplina, mas o candidato não souber a resposta de todos, tente deixar ao menos a resolução da matéria que tiver conhecimento. Assim, poderá garantir alguns pontos.
- Caso tenha dificuldade em alguma questão, pule e continue resolvendo o restante para não perder tempo. Depois, volte para resolver as que ficaram pendentes.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

UFPEL PAVE 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022