Unicamp Enem 2023

Processo seletivo 2023 para o preenchimento de vagas da graduação com o uso de notas obtidas exclusivamente pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Acompanhe o processo seletivo através da página COMVEST UNICAMP Enem 2023




As inscrições são realizadas entre os dias 1º e 30 de novembro (até as 17 horas), nesta página. A taxa de inscrição é de 30 reais e o pagamento poderá ser feito até o dia 5 de dezembro. Candidatos que receberam a isenção da taxa devem preencher um formulário específico. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar somente as notas do Enem do ano vigente.

As vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp são distribuídas da seguinte forma: 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais; 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Assim, o total de vagas via Enem é de 20% das vagas da graduação.

Os candidatos convocados deverão apresentar os documentos comprobatórios de seu perfil de inscrição (ver no Edital), no momento da matrícula. Caso não apresentem, estarão eliminados e terão a matrícula na Unicamp negada.

Provas

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação. A cada curso são associadas notas mínimas de corte de acordo com a “Tabela de pesos e notas mínimas”, no Anexo II do Edital. Os candidatos que não atingirem os critérios de nota mínima serão eliminados do processo. Com relação à nota de redação, será utilizada a nota bruta informada pelo INEP.

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão assinar e subir no sistema, no ato da matrícula, uma declaração, especificada no Edital. Os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração e poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação.

Matrículas

Haverá até cinco chamadas para matrículas online, que seguirão o calendário do Vestibular Unicamp 2023.

Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e modalidade Vagas Olímpicas). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um candidato tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito no mesmo curso, seja convocado em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.

Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp.

Para informações sobre o último processo realizado, clique aqui.

fonte: UNICAMP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

UEMG Vestibular 2023

UNIR PSD 2022

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023