UFGD Vestibular 2024

Vestibular 2024 da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Acompanhe o processo seletivo através da página UFGD PSV-2024




O Vestibular 2024 UFGD (PSV-2024/UFGD) oferta vagas nos cursos de graduação, na modalidade presencial, para candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluir até a data prevista para matrícula, sendo esse processo regido em consonância com a legislação e as normas procedimentais pertinentes.

786 vagas em 32 cursos de graduação presencial.

As provas objetiva e de redação acontecem das 13h às 18h30, no dia 22 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em 15 de dezembro e o edital de convocação para matrícula em 17 de janeiro de 2024.

Entre as novidades dessa edição do processo seletivo estão a escolha de duas opções de cursos no ato da inscrição e a ampliação dos grupos que têm direito à isenção (gratuidade) da taxa de inscrição de R$ 120. Além da isenção para quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para quem possui renda familiar igual ou menor que um salário-mínimo e meio por pessoa, agora também podem solicitar a isenção todas as pessoas que estão cursando, em 2023, o terceiro ano do ensino médio em escola pública.

Quem já terminou o “terceirão” tem direito à inscrição sem custo caso tenha estudado todo o ensino médio em escola pública ou tenha sido bolsista integral em escola privada e é indígena, quilombola, pessoa com deficiência, transexual, transgênero, travesti ou não binário. A isenção ainda pode ser solicitada por quem é estrangeiro e está no Brasil na condição de refugiado, asilado, apátrida ou com qualquer outro visto de acolhida humanitária.

Para obter a gratuidade é preciso fazer a solicitação de 12 de junho a 6 de agosto, no mesmo sistema da inscrição (Área do candidato), clicando no campo “isenção”, preenchendo o formulário e inserindo os documentos digitalizados que forem indicados para cada caso.

INSCRIÇÃO

A inscrição deve ser feita, exclusivamente, no endereço eletrônico: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2024. Na hora de preencher a ficha eletrônica, é importante atenção para as formas de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vagas), o curso escolhido (1ª e 2ª opção) e a língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês) para a prova objetiva.

Depois de preencher o formulário, é necessário clicar em “finalizar” (botão localizado na parte superior do lado direito da tela) e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de inscrição (R$ 120) ou solicitar a isenção da taxa. O pagamento da GRU pode ser feito até 4 de setembro, em qualquer agência bancária, durante o horário de expediente do banco.

OPÇÕES DE CURSO

A classificação dos aprovados é feita na ordem decrescente da nota alcançada pelos candidatos, por curso, sistema de ingresso e na 1ª e 2ª opção de curso, ou seja, para cada curso haverá duas listas de classificação. No entanto, na hora da matrícula, primeiramente, são convocados os candidatos que escolheram o curso como sua 1ª opção. Se eles não preencherem o total de vagas, são convocadas as pessoas que marcaram o curso como 2ª opção.

COTAS SOCIAIS

A reserva de vagas envolve aproximadamente metade das vagas de cada curso e é preenchida por quem cursou todo o ensino médio em escola pública. Os critérios para distribuição das cotas sociais são a renda familiar, a cor e a raça – de acordo com a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (51,95%) – e a proporção de pessoas com deficiência, também segundo o censo do IBGE (21,48%).

LINKS

CONTATOS

Horário de Atendimento: 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira

fonte: UFGD

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNICENTRO PAC 2021

UFSC Vestibular 2022

UEMG Vestibular 2023

UEG Vestibular 2021/2

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023