Fuvest 2009 teve mais redações com bom nível, diz diretora da instituição

Ana Okada
Simone Harnik
Em São Paulo

A Fuvest 2009 surpreendeu os corretores da redação positivamente. Segundo Maria Thereza Fraga Rocco, diretora da fundação que aplica o maior vestibular do país, "o número de bons textos foi consideravelmente maior do que nos outros anos". No último processo seletivo, o tema adotado para a dissertação foi "fronteiras".


"Os alunos puderam atender muito bem ao que foi pedido. E havia várias formas de trabalhar com fronteiras, desde as geográficas, até as psicológicas", explica a professora. "Fiquei satisfeita. Não é que tenha afrouxado na avaliação."

A banca corretora da Fuvest avalia três características do texto: o tema e o desenvolvimento, a estrutura e a forma de se expressar. Cada dissertação é analisada por corretores independentes e, se houver discordância entre as notas, uma "banca superior" é responsável por analisar tudo novamente.

De acordo com Maria Thereza, os textos foram sendo selecionados no próprio processo de correção. E não correspondem à totalidade dos bons textos do vestibular: isso porque só foram divulgadas redações de candidatos que forneceram sua autorização para a Fuvest. Em outras palavras, outros bons textos ficaram de fora da lista porque seus autores não autorizaram a fundação a divulgá-los.

A professora Célia Passoni, do cursinho Etapa, em São Paulo, observou que muitas das melhores da Fuvest usavam como referência elementos do cotidiano dos jovens, como por exemplo letras de músicas que têm a ver com a proposta de redação. Outra boa surpresa para a professora foi o uso de citações de passagens da filosofia e da literatura, sobretudo de leituras obrigatórias: "Você vê que as leituras vão além da obrigatoriedade e podem sustentar a argumentação candidatos; isso é muito positivo".

O professor Eduardo Antonio Lopes, do cursinho Anglo, observa que o vestibular de 2009 foi o primeiro a pedir título para a redação. Antes, o título era opcional: "uma vez que foi pedido, ele vira um quesito a mais a ser avaliado. No entanto, se uma das melhores redações teve o título colocado no pé, isso desmistifica a correção e ressalta o que nós sempre dizemos: que o conteúdo é o que mais importa."

UOL VESTIBULAR

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFPR PS 2021/2022

UFPR Vestibular 2024

PUCRS Vestibular 2021/2

UERR Vestibular 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022