Politécnica da USP planeja criar curso noturno de engenharia elétrica

A Escola Politécnica da USP dá os últimos retoques no projeto de criar seu primeiro curso noturno. O plano é oferecer já no vestibular do próximo ano uma graduação noturna de engenharia elétrica, a primeira da área nesse horário no campus Butantã da USP, em São Paulo.

Pelo projeto da Poli, o curso deve ter duração de seis anos --um ano a mais do que os cursos hoje oferecidos na escola, de período integral-- e 60 vagas. "Uma comissão especial está elaborando o projeto", afirma o diretor da instituição, Ivan Gilberto Falleiros.

Dos 32 cursos de engenharia da USP, apenas dois são noturnos --um de engenharia industrial química, em Lorena (campus incorporado em 2006), e outro de engenharia de alimentos, em Pirassununga.

"Queremos atingir um público que trabalha e também precisa estudar. A USP não tem tradição de oferecer cursos noturnos de engenharia", afirma Paul Jean Jeszensky, presidente da comissão de graduação da Poli e responsável pelo projeto.

A proposta já teve aprovação inicial da Congregação da Poli, órgão máximo de decisão da escola. A pró-reitoria de graduação da USP também deu sinal positivo em uma consulta informal, segundo Jeszensky.

"Está tudo bem adiantado, falta acertar alguns detalhes", diz o vice-diretor da Poli, José Roberto Cardoso. O próximo passo é enviar o projeto à própria comissão de graduação da Poli, que deve votá-lo em maio.

"Em agosto, se tudo correr bem, o projeto passa pelo Conselho de Graduação da USP. A ideia é levá-lo para votação no Conselho Universitário até o fim do ano", afirma Jeszensky.
Consultada pela Folha, a pró-reitoria disse que não se manifestaria, pois ainda não recebeu oficialmente o projeto.

O curso noturno terá disciplinas similares às do integral, porém com formação mais generalista, afirma Falleiros.

"Durante o dia a Poli está saturada, mas à noite há muita estrutura que não é aproveitada", diz o vice-diretor Cardoso.

"Já surgiu interesse para criar outras três graduações similares no período noturno", afirma Jeszensky.

Folha Online

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNITINS Vestibular 2022/1

UNICENTRO PAC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022