RS: UFCSPA adere ao novo Enem como etapa única de seleção

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) decidiu aderir integralmente ao novo método de seleção de ingressantes proposto pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade adotará o Enem como etapa única de seleção. A decisão foi tomada em reunião conjunta dos dois conselhos superiores, o Consun (Conselho Universitário) e o Consepe (Conselho de Ensino e Pesquisa) realizada na manhã desta sexta.

Um dos argumentos apresentados em favor do novo Enem como seleção é o fato de se tratar de uma política de Estado e não de governo. Algo que transcende os limites da política e pertence ao âmbito do bem-estar social. A reitora Miriam da Costa Oliveira afirmou que o Enem atual não contemplaria a dimensão de uma grande seleção universitária, mas que a sua reformulação, como foi proposta pelo MEC, teria sim qualidade de conteúdo e de organização suficientes para efetuar o processo de ingresso de estudantes nas universidades.

Miriam citou pontos positivos e negativos da opção pelo Enem e comentou alguns fatores já levantados por outros reitores, tais como a invasão regional de migrantes devido ao novo vestibular. A Reitora leu ainda um abaixo-assinado escrito por estudantes de cursos preparatórios para vestibular que pedia a não adesão ao novo Enem.

Uma das observações apresentadas por um dos integrantes do Conselho Universitário é que o novo formato irá atrair para a UFCSPA os melhores alunos, com as melhores notas, o que seria bastante positivo para a instituição.

Os membros do Consun aprovaram a proposta do uso do Enem como etapa única de seleção no processo 2009/2010 com 38 votos, dos 39 membros presentes. Apenas um integrante absteve-se de votar.

Novo Enem
O primeiro Enem no novo formato será realizado nos dias 3 e 4 de outubro deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes no País, em vez dos atuais 3 milhões.

A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online com o número do CPF. O sistema será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos).

O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.

O novo Enem será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias. A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.

Redação Terra

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

UNIR PS 2023

UEPA Prosel 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022