UFFS Vestibular 2010 - Enem no processo seletivo

A UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) definiu que vai utilizar o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte principal do processo seletivo de ingresso na universidade. Além do exame do MEC (Ministério da Educação), a instituição vai aplicar uma prova complementar.


A universidade é uma das quatro novas universidades federais em criação pelo ministério, que vai atender municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A instituição já definiu os 16 primeiros cursos que começarão em março de 2010, dos quais cinco são licenciaturas. Das 2.160 vagas, 1.020 são destinadas ao turno da noite.

Por que uma prova complementar ao Enem?

Segundo o presidente da comissão de educadores criada para implantar a instituição, Dilvo Ristoff, a prova complementar visa dar preferência de atendimento aos moradores das microrregiões onde os campi serão instalados.

Será uma forma, explica, de cumprir a vocação da nova universidade, que é atender a localidades distantes dos grandes centros nos três estados da região Sul. A mesorregião da fronteira do Mercosul, composta pelos três estados, compreende 396 municípios.

Cursos

Na sede da nova universidade, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, serão oferecidos oito cursos; no campus de Laranjeiras do Sul (centro-sul do Paraná), cinco cursos; no campus de Realeza (sudoeste do Paraná), quatro; em Cerro Largo (noroeste do Rio Grande do Sul), cinco; e em Erechim (norte do Rio Grande do Sul), cinco.

  • Veja aqui a tabela com os cursos da UFFS


  • De acordo com Ristoff, além de definir os cursos que vão inaugurar a UFFS, a comissão já conseguiu espaços provisórios com as prefeituras que vão sediar os campi. A próxima tarefa é fazer as reformas nos prédios para que fiquem adequados para receber estudantes, professores e servidores. Assegurar a acessibilidade, diz Ristoff, é um dos itens das reformas.

    A comissão também conseguiu terrenos com dimensões de 100 hectares em cada município para a construção dos campi. Esses terrenos, segundo o coordenador da comissão, serão doados pelas prefeituras à futura universidade. Na avaliação do professor Ristoff, a receptividade dos municípios é "muito boa".

    O calendário de atividades da comissão de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul prevê concluir em maio os projetos pedagógicos dos cursos e o projeto institucional da universidade. A definição desses projetos, explica Ristoff, precede a convocação de concursos públicos para seleção de professores e de servidores.

    O projeto de lei que cria a UFFS está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Vencidas as etapas da Câmara, o projeto de lei vai para o Senado. O Ministério da Educação pretende criar um quadro de pessoal com vagas para 500 professores e 340 servidores técnico-administrativos, dos quais, 232 de nível intermediário e 108 de nível superior.

    * Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

    UOL VESTIBULAR

    Comentários

    Postagens mais visitadas na última semana

    UEG Vestibular 2023/1

    UFMS PASSE - Gabaritos

    UEG Vestibular 2023/2

    UNIR PS 2023

    UEPA Prosel 2021

    Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

    UEG Vestibular 2023/1

    UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

    UnB Vestibular 2022