Biologia: dicas sobre animais invertebrados

O estudo dos animais é uma das partes mais importantes da Biologia. Assunto confirmado nos principais vestibulares do País, o reino animal pode ser dividido entre os vertebrados e os invertebrados.

Dentre os animais invertebrados, Rocco Francisco Di Leone, professor da disciplina no Mottola Pré-Vestibular, em Porto Alegre, destacou alguns tópicos: "Os artóprodos são o maior grupo animal do planeta e sempre estão presentes nas provas. Os anelídeos se diferenciam dos demais invertebrados pois seus representantes têm circulação fechada, característica típica dos vertebrados. Já os equinodermos se destacam por serem os únicos invertebrados deuterostômios".

Confira a seguir algumas dicas do professor sobre os invertebrados:

- Poríferos: Animais aquáticos, são assiméticos ou radiais, com digestão intracelular com coanócito e respiração aeróbia por difusão. Têm reprodução assexuada (brotamento e gemulação) e sexuada.

- Celenterados ou cnidários: Também aquáticos, têm digestão intra e extracelular, respiração aeróbia por difusão e reprodução assexuada (estrobilização) e metagênese. Têm sistema nervoso difuso, são os primeiros com tecidos e possuem cnidoblastos.

- Platelmintos: Acelomados, são os primeiros a ter simetria bilateral e vivem em lugares úmidos. Têm tubo digestório incompleto ou ausente e excreção por células flamas. A reprodução pode ser assexuada ou sexuada (monóicos) e o sistema nervoso é ganglionar. Neste grupo aparecem os primeiros animais com cabeça.

- Nematelmintos ou asquelmintos: Único grupo pseudocelomado, também tem simetria bilateral e vive em locais úmidos. Esses parasitas têm tubo digestório completo, respiração anaeróbia por fermentação e sistema nervoso ganglionar. É o primeiro grupo a excretar analmente, tem reprodução sexuada (dióicos com diformismo sexual).

- Anelídeos: Animais celomados e com simetria bilateral, podem ser de espécies aquáticas ou terrestres. Com tubo digestório completo, com papo e moela, também apresentam nefrídios. Sua circulação é fechada (com corações laterais), a reprodução é sexuada (monóicos e dióicos) e o sistema nervoso, ganglionar.

- Moluscos: Divididos em concha, massa viceral e manto, podem ser aquáticos e terrestes. Têm tubo digestivo completo (rádula), respiração pulmonar ou branquial e circulação aberta ou lacunar. O sistema nervoso dos moluscos têm três ou quatro pares de gânglios nervosos.

- Equinodermas: Único grupo invertebrado deuterostômio, os equinodermas têm simetria bilateral (larva) e radial (adulto) e vivem em ambiente aquático. Têm tubo digestivo completo (lanterna de Aristóteles), respiração branquial e sistema ambulacral. Seu sistema nervoso é formado por um anel nervoso com nervos radiais.

- Artrópodos: Fazem parte do grupo dos artrópodos insetos, aracnídeos e crustáceos. Algumas características de cada um:

Insetos - Têm cabeça, tórax, abdômen e três pares de patas. Com respiração traqueal e tubo digestivo completo, têm excreção pelo tubo de Malpighi. A circulação é aberta ou lacunar (com hemolinfa).


Aracnídeos - Têm cefalotórax, abdômen e quatro pares de patas. A respiração é filotraqueal, o tubo digestivo é completo e a excreção pelas glândulas coxais. A circulação também é aberta ou lacunar.


Crustáceos - Cefalotórax, abdômen e cinco pares de patas ou mais. A circulação é aberta ou lacunar, respiração é branquial, o tubo digestivo é completo e a excreção ocorre por glândulas verdes.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

FUVEST 2024

UnB PAS 2021

UNESPAR PS 2022

FIES 2º/2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022