Professor dá aula sobre operadores argumentativos

'É comum os vestibulares cobrarem aspectos linguísticos'.
Assista ao vídeo e veja exemplos.


É cada vez mais comum os vestibulares cobrarem conhecimentos sobre aspectos linguísticos nas provas de português. Por isso é importante estudar os operadores argumentativos, sugere o professor de português do curso PH, Eduardo Valladares. “É comum as questões se referirem a palavras que indicam mudança no discurso, uma certa relevância na informação apresentada”, comenta.

O professor dá exemplo. Na frase ‘O time jogou bem, mas perdeu’ há duas orações mas apenas uma delas traz a informação relevante. “'O time perdeu' é a informação importante do enunciado. Apenas uma palavrinha, pequena mas fundamental, indica essa informação: trata-se da palavra ‘mas’ “, diz. “Como classe gramatical ela é uma conjunção coordenativa adversativa, mas perceba que ela é um catalisador porque enfatiza a informação relevante”.

O professor lembra que uma prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou uma questão com esse mesmo exemplo. “A prova pedia para o candidato indicar a informação mais relevante da oração. Era para afirmar que a informação estava na segunda frase, apresentada pelo elemento ‘mas’, o indicador”. Assista ao vídeo e veja outro exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNITINS Vestibular 2022/1

UNICENTRO PAC 2021

UnB PAS 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022