Saiba mais sobre maré vermelha

G1:

Sua manifestação pode causar mortalidade de organismos marinhos.
Assista a aula e veja como acontece.


O professor de biologia do curso pH, Maurício Carvalho, dá aula sobre maré vermelha. "É, sem duvida nenhuma, um dos fenômenos mais devastadores da natureza", diz. "Pode atingir milhares de quilômetros quadrados e é causado pelo desequilíbrio na população de uma determinada alga".

Sua manifestação, afirma Carvalho, pode causar a mortalidade de praticamente todos os organismos da cadeia alimentar marinha.

"A causa da maré vermelha ainda não é completamente compreendida. O fato de acontecer em algumas regiões do mundo com mais frequência, como na California e no Mar Vermelho, nos dá a dica de que é possível que variações de temperatura e intensidade salina possam induzir o problema", avalia.

"Também não está descartado o fato do homem, com os processos de poluição - como a eutrofização -, acabar produzindo esse tipo de desequilíbrio", continua.

"Ocorre que dinoflagelados começam a se proliferar e sua coloração vermelha colore água da região. Eles liberam uma toxina extremamente ativa sobre a respiração de outros organismos marinhos e isso provoca asfixia e mortalidade de muitos deles". O professor diz, também, que há risco para o ser humano e lembra que é importante não confundir com um outro fenômeno, chamado de 'maré marrom'. Assista ao vídeo e veja a aula completa.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PUCRS Vestibular 2021/2

UFPR PS 2021/2022

IFPB PSCS 2023.2

UEAP PS 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022