Como superar o desafio da redação

O desespero diante da folha em branco, do vazio de ideias e do relógio em contagem regressiva marcou a prova de redação de muita gente na última edição do Enem. Que o novo exame é longo e cansativo todo mundo já sabe. Mas o que fazer para escrever um texto que garantirá uma boa nota? Candidato a uma vaga em Medicina, Richard Corr, de 19 anos, fez o Enem nos dois últimos anos, e sua nota na redação caiu de 8,25, em 2008, para 7,5, em 2009.

- Não sei onde fraquejei e errei. A temática de 2009 foi um pouco mais abstrata, pois falava de moral e ética, exigindo uma reflexão maior. O tempo foi muito curto, e não tive como descansar nem respirar. Tive que chutar 15 questões para poder terminar a redação - lamenta Richard.

Suas amigas e concorrentes Thalyta Xavier e Ana Carolina Palmieri também fazem uma análise parecida: cada uma teve de chutar 10 questões. Bruno Rabin, professor de redação do _A_Z, diz que o ideal é que os candidatos reservem uma hora para a redação: de 15 a 20 minutos para a interpretação do tema e para o projeto do texto e 40 minutos para a produção textual.

- A velocidade tem a ver com a prática. É preciso treinar bastante para ter objetividade. Os temas não são difíceis, e as coletâneas de texto são úteis. Aconselho que comecem a prova pela redação, pois estão com a cabeça fria para tentar focar em completar a tarefa em uma hora. Uma redação pela metade vale muito menos do que os chutes - compara Rabin.

Rafael Pina, também professor de redação do _A_Z, ressalta que o Enem não exige criatividade nem sofisticação.

- Um perfil de redação boa é um texto simples, claro e organizado, com um conteúdo que pode ser compreendido facilmente e que estimula uma correção rápida. A boa letra também causa um efeito psicológico no corretor. Uma paragrafação regular tende a facilitar a profundidade e a diversidade das ideias - diz Pina.

Em geral, os dois recomendam aos alunos uma redação de quatro ou cinco parágrafos, sendo um de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão. Os argumentos devem ser ilustrados com exemplos, e o candidato deve apresentar uma solução para a situação-problema apresentada no tema.

- O Enem quer que você seja propositivo e não só crítico e cético. Não é preciso ser original nas soluções, mas justificar que aquele é um bom caminho - explica Rabin.

- As proposições podem vir na conclusão ou encadeadas no desenvolvimento, ligadas às causas do problema - completa Pina.

Para este ano, os dois apostam em assuntos recorrentes no noticiário, como violência doméstica, inclusão de pessoas com deficiência, consumo e desperdício, igualdade racial e impunidade. Rabin exemplifica como trabalhar um possível tema sobre transgressão das leis.

- Transgressão tem a ver com impunidade. Por isso, o aluno pode mostrar que é preciso melhorar o sistema punitivo, a política e o Judiciário. Há uma dimensão cultural e educacional, e as sanções são uma forma de educar. Mas outra solução pode ser implementar aulas de legislação nas escolas ou qualificar os professores de história e geografia para falar sobre isso - aponta Rabin.


Preste atenção

Cada redação do Enem é corrigida por dois avaliadores, e a nota final é a média entre os dois pareceres. O corretor considera cinco critérios, atribuindo 25%, 50%, 75% ou 100% para cada. Veja o que cada competência significa na prática:

MODALIDADE ESCRITA: avaliam-se a correção gramatical e o padrão escrito do idioma. Para alcançar a pontuação máxima, evite erros ortográficos, de regência ou concordância. A língua escrita tem uma formalidade maior que a oral. Evite coloquialismos e gírias.

TEMA E TIPO DE TEXTO: a banca quer saber se você entendeu o que foi pedido e consegue desenvolver o tema com conteúdo. Construa uma dissertação argumentativa com linguagem impessoal e objetiva, em uma estrutura organizada. Quanto ao tema, qualquer erro de interpretação pode ser fatal. Leia e releia a frase-tema várias vezes, prestando atenção a cada palavra. É importante que a argumentação tenha conteúdo, incluindo os conhecimentos obtidos no ensino médio.

COERÊNCIA: verifica se você construiu bem seu projeto de texto. É preciso criar uma tese, associar ideias e informações (inclusive o que está na coletânea de textos da prova), de modo que sua redação tenha um propósito global, um ponto de vista e uma linha de raciocínio, sem deixar partes "soltas".

COESÃO: avalia a capacidade em ligar as frases e parágrafos, evitando repetições excessivas. O uso de pronomes e conjunções é muito útil na variação de nexos semânticos entre as partes do texto.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: verifica se você é capaz de articular a análise do problema a uma ou mais soluções. As propostas devem ter três qualidades: respeito aos direitos humanos, possibilidade de execução e coerência com as causas dos problemas. Evite soluções "mágicas" ou muito genéricas. Prefira algo mais concreto e específico.


Extrato de


Enem: Decifrando o Enigma por Lauro Neto - O GLOBO

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