Mais 3.326 candidatos vão ser convocados para a 2ª etapa da UFMG

Segundo a universidade, eles zeraram alguma prova do Enem.
Universidade cumpre determinação da Justiça Federal

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai estender a segunda etapa do vestibular a 3.326 candidatos que tiraram nota zero em alguma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A modificação no vestibular foi comunicada na tarde desta sexta-feira (21), a menos de 48 horas da aplicação das provas específicas, em cumprimento de decisão liminar da 16ª Vara da Justiça Federal em Minas.
De acordo com a coordenação-geral do vestibular da UFMG, os novos candidatos que terão direito à segunda etapa vão receber um comunicado por e-mail até este sábado (22). Este vai ser enviado para o e-mail informado pelo candidato ao se inscrever no vestibular da UFMG. As informações foram dadas em coletiva pela pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha, e pela coordenadora-geral da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Lúcia Resende. Segundo elas, se o zero foi motivado por falta ao Enem, o candidato será desclassificado posteriormente.
Com o cumprimento da liminar, os candidatos que vão para a segunda etapa passam de 19.618 para 22.944. De acordo com a universidade, vão ser usados 47 prédios e não mais 40 para a realização da provas. O número de estudantes com direito à segunda etapa foi definido a partir de informações do banco de dados da própria UFMG. "Por conta da determinação judicial mais provas serão impressas e mais pessoas serão contratadas para trabalhar no vestibular", disse Vera.
Segundo Antônia, a determinação da Justiça não vai afetar o início do calendário letivo da Federal, que tem data prevista para 10 de março.
No domingo (23), o candidato deve apresentar identidade original e o comprovante de inscrição impresso da internet para fazer as provas. A coordenação ressalta que é importante chegar ao campus Pampulha com pelo menos 30 minutos de antecedência. As provas começam às 14h.
Decisão da Justiça
A Universidade Federal de Minas Ferais (UFMG) informou nesta sexta-feira (21) que vai cumprir a decisão da Justiça Federal que concede o direito de fazer a segunda etapa do vestibular a candidatos que tiveram problemas com a certificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A 16ª Vara Federal de Minas deferiu liminar da Defensoria Pública da União em Minas Gerais (DPU/MG) na última noite. De acordo com assessoria, a universidade foi comunicada da decisão nesta sexta-feira (20) e está tomando as providências para cumpri-la.
Em nota, a pró-Reitoria de Graduação, Antônia Aranha, pediu tranquilidade aos candidatos, alertando que não haverá mudanças na dinâmica dos exames.
A Defensoria Pública da União em Minas Gerais solicitou também que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize os espelhos de provas para consulta e inclua as notas desses candidatos no Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação.
A ação da defensoria foi baseada em dois candidatos, que se sentiram prejudicados no Enem e procuraram a assistência jurídica. A redação dos estudantes foi anulada e as notas das provas de Linguagens e Matemática não foram computadas no gabarito, segundo a DPU. Eles alegam ainda que não conseguiram obter informações junto ao Inep. Conforme consta da decisão, a liminar se aplica a todos os candidatos que se encontram na mesma situação.
O Inep informou por meio de nota que participantes do Enem 2010 que foram eliminados podem visualizar o motivo da anulação de suas provas no boletim individual de desempenho, disponível no site do Enem.

Alex Araújo Do G1 MG

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

FUVEST 2024

UnB PAS 2021

UNESPAR PS 2022

FIES 2º/2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022