UnB - Cespe divulga novo edital da terceira etapa do PAS

10/12/2012 - Confira o Local de Prova
da UnB

As inscrições das duas primeiras etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) foram reabertas até domingo

Dayene Peixoto - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A Universidade de Brasília divulgou nesta segunda-feira, 22, o novo edital da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2013. O primeiro edital foi divulgado no dia 20 de setembro - e inscrições iniciadas no dia 28 -, mas foi suspenso no dia 5 de outubro para sua adequação às normas estabelecidas pela Lei de Cotas que destina 50% das vagas para alunos de escolas públicas até 2016. O edital do Vestibular 2013, também com vagas destinadas à Lei de Cotas, foi publicado na sexta-feira. Leia aqui.

O PAS oferece 2.092 vagas em 96 cursos de graduação distribuídos nos quatro campi da universidade - Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia. O novo edital destina a reserva 14,5% das vagas (305 no total) para alunos de escolas públicas – número maior que o percentual de 12,5% aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para este ano. Desse modo, 305 vagas são destinadas à cotas e as outras 1.787 vagas são para o Sistema Universal. 
Apoena Pinheiro/UnB Agência

As inscrições serão reabertas no dia 26 de outubro, sexta-feira, e se encerram em 9 de novembro. A prova da terceira etapa do Subprograma 2010 acontecerá no dia 16 de dezembro; já as datas das provas da primeira e segunda etapa estão mantidas, confome o programado, para os dias 1º e 2 de dezembro, respectivamente. Veja aqui o edital da terceira etapa.

Das 305 vagas do PAS reservadas para alunos de escolas públicas, metade é destinada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, R$ 933 para cada membro da família. A outra metade irá para alunos com renda familiar superior a esse valor. Nos dois casos, será dada prioridade aos candidatos pretos, pardos e índios, em um percentual mínimo que corresponde ao da soma de negros, pardos e indígenas com base no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Distrito Federal, a soma de pretos, pardos e indígenas equivale a 56,19% da população.

De acordo com a nova norma, das vagas da UnB reservadas a alunos de escolas públicas para o PAS, 292 estão destinadas a candidatos negros, pardos e índigenas e 13 para os brancos, amarelos e outros. 

Saiba mais sobre a aplicação da Lei nº 12.711 nos processo seletivos da UnB aqui.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS – Para concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas, o aluno deverá comprovar que estudou os três anos do ensino médio em escola pública e a renda declarada no ato da inscrição. Nesse momento, o candidato também deverá declarar se pertence ou não ao grupo de pretos, pardos e indígenas; a declaração, neste caso, não precisa ser comprovada, é apenas autodeclarada por meio da assinatura digital de um termo no ato da inscrição. 

O CESPE/UnB divulgará na data provável de 25 de outubro, quinta-feira, a lista de documentos necessários para a comprovação do aluno de que estudou em escola pública e da renda familiar declarada. O coordenador acadêmico do Cespe, Paulo Portela, destacou a importância de apresentar os documentos corretos para que a inscrição do candidato seja homologada para o sistema ao qual faz juz.

As inscrições não homologadas na cota para renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita serão consideradas para a cota de renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. As inscrições não homologadas para a cota para candidatos pretos, pardos ou indígenas serão consideradas para a cota de candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e que não se declararam pretos, pardos ou indígenas. Os candidatos que não tiverem a inscrição homologada para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas concorrerão pelo Sistema Universal.

CANDIDATOS JÁ INSCRITOS – Os candidatos que realizaram a inscrição durante o período de 28 de setembro a 5 de outubro de 2012 poderão alterar a opção feita anteriormente do Sistema Universal para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. Para isso, deverão acessar o endereço eletrônico do Cespe aqui, no período entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro e seguir as instruções da banca. Os candidatos também poderão realizar novas inscrições no mesmo período, e devem, no momento da inscrição, optar, além do campus, curso e turno, pelo sistema que desejam concorrer prioritariamente.

Os candidatos da terceira etapa do PAS que desejarem cancelar sua inscrição poderão requerer a devolução da taxa de inscrição também pelo site do Cespe do 26 ao dia 31 de outubro.

INSCRIÇÕES E TAXAS – As inscrições poderão ser feitos no endereço eletrônico do Cespe. A taxa de inscrição é de R$ 80 para as três etapas.

Para a terceira etapa do PAS, as solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitas no mesmo prazo de reabertura das inscrições, do dia 26 de outubro a 9 de novembro. Para os candidatos da primeira e segunda etapas, as inscrições estão abertas do período de 23 a 28 de outubro. 

A isenção é oferecida aos candidatos carentes que forem membros de família de baixa renda e tenham inscrição no CadÚnico. O candidato que tiver a solicitação de isenção aceita estará dispensado de comprovar ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Os estudantes da rede pública do Distrito Federal que estiverem devidamente matriculados na 3ª série do ensino médio estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição, mas deve,  solicitar o subsídio conforme as instruções dos editais.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

UNIR PS 2023

UEPA Prosel 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022