Confira dicas para a reta final do Enem

(14/07/2008 18:32)

A pouco mais de 40 dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em 31 de agosto, é hora de colocar os estudos em ordem, focando principalmente as características principais da prova: contextualização e interdisciplinaridade. Composto por 63 questões e uma prova de redação, o exame descarta a tradicional "decoreba" e pede ao aluno conhecimento sobre assuntos do dia-a-dia.

Confira dicas do diretor do Superium Vestibulares, Roberto Dalefi, para organizar os estudos e as prioridades nesta retal final para a prova do Enem:

Leitura - "É preciso ler bastante, diariamente", afirma Dalefi. Jornais, revistas, telejornais e Internet são ferramentas essenciais de informação. A visualização de notícias em textos e gráficos, modelo que costuma aparecer no Enem, treina a contextualização e associação de idéias. "Às vezes, algumas questões trazem dois textos, por exemplo, ou um poema e um diagrama. É preciso saber estabelecer relações", diz.

Redação - Os candidatos devem ter atenção redobrada para escrever o texto solicitado pelo Enem. Dalefi indica que o enunciado da prova de redação seja lido e, após, o aluno comece a resolver as questões objetivas, deixando a redação para depois. "Durante a resoluções das questões, podem surgir informações relevantes ou idéias para colocar na redação", avalia. O professor recomenda a leitura de editoriais em jornais. "É um tipo de texto com reflexão sobre determinado assunto e que expõe argumentos lógicos, habilidades presentes na redação", diz. Para completar, é preciso cuidado no uso de adjetivos. "Um texto dissertativo, como o do Enem, prima pela utilização de substantivos, que estabelecem diferença de opinião e argumentação. Uma redação opinativa, ao contrário, abre espaço para adjetivos".

Rotina de estudos - Quem estabeleceu uma rotina diária de estudos deve manter o ritmo nesta reta final. "A esta altura, o cérebro já está condicionado com os estudos", aponta Dalefi. Neste ponto, ele faz uma ressalva: na véspera ou no dia da prova não é aconselhável exagerar no estudo, nem levar livros para ler enquanto aguarda a abertura dos portões no local do exame. "Não adianta decoreba nesta prova, mas sim os conhecimentos já adquiridos." Ele sugere ainda que, um dia antes, o candidato faça o percurso até o local do exame, para evitar contratempos com o trânsito, por exemplo, no dia seguinte. "Se puder chegar uma hora antes, ótimo. Senão, meia hora é o mínimo indicado", afirma o professor do Superium Vestibulares.

Lazer - A menos de dois meses do dia da prova, estudo é fundamental. Mas tudo a seu tempo. Dedicar uma hora a atividades de lazer também é recomendado. "Pode ouvir música, ou sair com amigos. É importante relaxar depois de tanta dedicação", indica Dalefi.

Alagoas em tempo real


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

IFPA PSE 2023

UFJF PISM 2023

UEMG Vestibular 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023