Peso na nota do vestibular compensa treino intenso

FERNANDA CALGARO
da Folha de S.Paulo

A diferença entre ter o nome na lista de aprovados no vestibular ou não é definida, muitas vezes, pelo desempenho na redação, que tem um grande peso na nota dos principais processos seletivos.

Na Unicamp, por exemplo, ela vale metade da nota da primeira fase, que tem ainda uma prova com 12 questões discursivas. Na Fuvest, a redação corresponde à metade do exame de português da segunda fase.

"O vestibulando precisa dar a devida importância para a redação, como se fosse uma outra disciplina, e treinar, treinar muito", afirma Daniela Mamede Aizenstein, professora de redação do CPV Vestibulares. "É preciso romper a inércia e escrever pelo menos uma vez por semana", recomenda.

E como, em geral, os textos exigidos são dissertações, é preciso estar afiado nos argumentos que usará para embasar a sua tese ou opinião e garantir uma boa nota.

Muitos vestibulares trazem uma coletânea de textos com diferentes abordagens sobre o tema. Podem ser trechos de reportagens de jornais, revistas ou quadrinhos. O que fará a diferença será como o candidato irá interpretá-los e o que acrescentará do seu conhecimento ou posicionamento sobre o assunto. A proposta da redação deve ser sempre seguida, sob risco de ter a nota zerada.

"A redação é resultado de uma reflexão com base na leitura da coletânea, que, obrigatoriamente, deve ser usada", afirma Thaís Nicoleti de Camargo, consultora de português do Grupo Folha-UOL e autora do livro "Redação Linha a Linha". "O vestibulando deve se posicionar sobre o tema, mas escrever de forma impessoal, ou seja, nada de usar no texto: "Na minha opinião..." ou "Eu acho..."."

O assunto pedido pode variar muito. Segundo a coordenadora de português do Etapa, Célia Passoni, os temas da Fuvest costumam ser mais abstratos, como mundo digital (o do vestibular 2008), amizade (2007) e trabalho (2006). Na Unicamp, estão mais ligados à vida prática, como saúde (2008) e agricultura (2007).

Quanto mais referenciais e bagagem cultural o estudante tiver, mais interessante ficará o conteúdo da redação. "O conhecimento de mundo conta muito. É preciso estar sempre bem informado. Os editoriais são uma ótima maneira de ler um texto argumentativo e se manter atualizado", avalia Maria Creide Cordeiro, coordenadora de língua portuguesa do colégio Dante Alighieri, na zona oeste de São Paulo.

Ficar de olho no relógio enquanto treina a redação é outra recomendação dos professores para, no dia em que for para valer, conseguir fazer o texto no prazo sem problemas.

"Procuro cronometrar o meu tempo. Deixo uns 15 ou 20 minutos para o rascunho e o restante para o desenvolvimento", diz Thaiza Goda Tolai, 20, que pretende cursar direito.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

FUVEST 2024

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022