ITA: dicas para um dos vestibulares mais difíceis

Começa na próxima terça-feira um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil. Durante quatro dias, os candidatos a vagas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) vão encarar provas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química.

» ITA encerra inscrições nesta segunda

Marco Miola, conhecido por Marcão, coordenador da turma ITA do COC São José dos Campos, diz que os exames de admissão do instituto têm alta relação de candidatos por vaga, grande dificuldade da prova e alto nível de preparação dos candidatos. Além disso, se diferencia dos demais vestibulares por sua especificidade para a carreira de Engenharia.

As provas de ciências exatas têm 30 questões, 20 objetivas e 10 discursivas, com quatro horas de duração. O peso de cada parte (objetiva e discursiva) é de 50%. Já as provas de Português e Inglês são realizadas no mesmo dia, com 20 questões objetivas de cada disciplina mais uma redação, também com quatro horas para resolução.

"A prova de Inglês é eliminatória, mas não classificatória: o aluno que tirar menos que 4 está automaticamente eliminado. Mas se tirar mais que 4, a nota não entra no cálculo da média", explica.

Ele ressalta ainda que é fundamental, nas provas de exatas, o perfeito domínio do tempo por parte do vestibulando, que tem, em média, oito minutos por questão.

"Numa prova típica do ITA, teremos quatro ou cinco questões fáceis, três ou quatro difíceis e as restantes de nível médio. As questões em geral são trabalhosas, mesmo as fáceis. Nos últimos anos, estima-se que a média dos aprovados tem sido um pouco abaixo de 7 (o ITA não divulga classificação ou nota dos candidatos)", diz.

O professor indica que o aluno leia toda a prova, já identificando o nível das questões. As fáceis, sugere ele, devem ser feitas já na primeira leitura, tentando manter o tempo abaixo de oito minutos. As médias seriam feitas na segunda leitura e, por fim, as difíceis. "Uma observação é que, nessa estratégia, não há distinção de questões objetivas ou dissertativas", alerta.

Nos dias de exame, o candidato deverá comparecer ao local 30 minutos antes do horário estabelecido para o início das provas, com cédula de identidade, lápis, caneta preta, borracha macia e régua.

Confira algumas dicas de Marcão para cada disciplina:

Matemática: a prova de Matemática é bem abrangente, com predominãncia de álgebra. Em geral as questões de geometria plana e espacial não são difíceis. Com geometria analítica, principalmente circunferência, a coisa pode complicar. É obrigatório o estudo de cônicas, tema pouco cobrado em outros vestibulares. Operações com conjuntos, equações algébricas, complexos, determinantes e matrizes caem todo ano.

Física: também é uma prova abrangente, mas com uma composição de eletricidade e magnetismo bem maior que o usual. Boas apostas seriam capacitores e leis de Gauss e Faraday. Um assunto não usual no ensino médio, mas que tem aparecido no vestibular do ITA é física moderna (relatividade, átomo de Bohr, efeito fotoelétrico, entre outros).

Química: grande presença de físico-química, principalmente cinética e equilíbrio. Na eletroquímica, equação de Nernst é uma dica. Também vale revisar aplicações de compostos inorgânicos e orgânicos e polímeros.

Português: as 20 questões se dividem quase igualmente em gramática, literatura e interpretação. A prova de Português parece ter mudado de um modelo tradicional, que cobrava detalhes e regras de gramática, para uma prova mais "inteligente", que cobra aplicações da gramática a textos, intertextualidade, contextualização, interpretação e raciocinio. A parte de literatura cobra conhecimentos das escolas literárias e seus autores, comparações de textos de diferentes épocas e noções críticas.

Inglês: baseada em textos, a prova cobra principalmente vocabulário e interpretação, com muito pouco de gramática. Assim, garanta seus 40% e vá para a prova de Português para aumentar a pontuação. Sobrando tempo volte e finalize Inglês.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNICENTRO PAC 2021

UEG Vestibular 2021/2

UEMG Vestibular 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023