Gaza: antecedentes do conflito podem ser cobrados

A sangrenta guerra que novamente assola o Oriente Médio, com os recentes ataques de Israel à Faixa de Gaza, é o capítulo mais recente de uma história de ódio que, apesar de ter raízes há séculos, se concretizou após a Segunda Guerra Mundial.

» Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza
» Saiba · Mapa · Cronologia · Opine · Armas

Para o vestibulando, segundo o diretor do curso Universitário, o professor de história Gilberto Kaplan, é importante identificar as razões pelas quais Israel foi criado e também por que sua existência foi tão questionada entre os vizinhos. O conflito atual, apesar de não cair nos vestibulares, é apenas mais uma parte de uma importante questão histórica - a relação entre judeus e árabes tem consequências em outros países, como na Europa.

A criação do Estado de Israel, em 1948, decorreu do horror provocado pelo Holocausto na Europa, quando milhões de judeus pereceram ante os nazistas. A instalação de um país judeu em meio a nações árabes provocou uma série de conflitos desde então.

Segundo Kaplan, todas as guerras na região desde então têm relação com a criação do Estado israelense. "É no início de Israel que também começa fortemente a reivindicação palestina de um Estado próprio", conta. Além disso, a relação difícil entre os vizinhos muçulmanos e os israelenses também pode ser questionada nas provas de história de vestibular, afirma Kaplan.

Mas não apenas rivalidade e tradição são ingredientes da disputa. Durante a Guerra Fria, as potências capitalistas e comunistas também fizeram do Oriente Médio palco para atuar em prol de seus interesses, diz Kaplan. Além disso, a região é um antigo barril de pólvora, aceso na guerra árabe-israelense, na qual os países árabes vizinhos que não reconheceram a existência do Estado de Israel atacaram o novo país, e que resultou em cerca de 750 mil refugiados palestinos impedidos de sair de Israel.

A explosão definitiva ocorreu na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Na ocasião, o conflito iniciou com um ataque preventivo no qual Israel, convencido de que seria atacado por Egito e Jordânia à frente da Liga Árabe, arrasou a Força Aérea egípcia. Ao fim da guerra, Israel havia ocupado a Cisjordânia e a Faixa de Gaza - palco do conflito atual -, regiões que deveriam integrar um estado palestino, segundo determinação das Nações Unidas.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UFSC Vestibular 2020.2

UENP Vestibular 2022

UNICENTRO PAC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024