Arquitetura é uma das carreiras que pedem curso específico

LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

As aulas dos cursinhos já estão começando, e quem pensa em prestar arquitetura, artes cênicas, música, audiovisual, design, esporte, artes plásticas e desenho de moda, entre outros cursos que costumam pedir prova específica, deve ficar atento. Esses exames exigem a mesma preparação que o vestibular das outras disciplinas.

Assim como a primeira e a segunda fase da Fuvest, que buscam candidatos com maior domínio no conteúdo do ensino médio, os exames de habilidade específica visam selecionar pessoas que já tenham alguma noção do que será ensinado no curso, para que não haja calouros completamente perdidos nas aulas. Na Fuvest, eles são após a primeira fase, com exceção das provas de música e artes plásticas, que são antes.

A correção desses exames pode ser comparada à da prova de redação: não há uma única resposta correta; há pontos que o candidato deve seguir, mas ele tem mais liberdade que em uma prova de múltipla escolha. Não há nenhuma fórmula mágica: o candidato deve estudar o que é pedido --descrito nos manuais de cada escola.

Para se preparar para as provas específicas que envolvem desenho, como arquitetura, artes plásticas, design e moda, os cursos de LA (linguagem arquitetônica) são bastante comuns.

De acordo com Filippo Guasti, que há 15 anos dá aulas de LA, o vestibulando precisa saber para essas provas, basicamente: desenho à mão livre, desenho de observação, noções de perspectiva, luz e sombra, proporção e enquadramento. "E, claro, saber fazer uma prova contra o relógio", diz ele.

Rafael Perrone, professor da FAU-USP, diz que a prova visa selecionar alunos com capacidade de pensar e de se expressar por meio do desenho. Segundo ele, a principal diferença entre a prova específica de arquitetura e a de artes plásticas é que a primeira avalia se aluno enxerga o desenho como resultado de uma reflexão, e a de artes plásticas analisa o resultado final do desenho.

Como em qualquer outro exame, "é bom tentar resolver as últimas provas para ver o que costuma ser pedido", afirma Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie.

Na Belas Artes, o primeiro ano do curso é levemente adaptado às carências que os professores detectam ao corrigir as provas dos vestibulandos.

Raquel Valente Fulchiron, coordenadora do curso de desenho de moda da Santa Marcelina, diz que o objetivo das provas específicas não é selecionar os desenhistas de moda ou, no caso de arquitetura, os projetistas, mas sim aqueles que têm noções de desenho. "Desenho de moda ele vai aprender aqui."

Partitura

O exame específico de música da Fuvest avalia, além da parte teórica, a técnica e a postura do candidato, entre outros pontos. Segundo Antonio Mário da Silva Cunha, diretor do Conservatório Souza Lima, que oferece preparatório, a preparação é pesada. "Para cada hora de aula, o aluno deve estudar mais dez."

É o que faz o vestibulando Arthur Monteiro Bruno, 18. Guitarrista, faz aula duas vezes por semana e ainda pratica em casa. "Nunca tive música na escola, não entendo ter de entrar na faculdade já sabendo."

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNEMAT PSS 2022/2

UENP Vestibular 2022

UNICENTRO PAC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024