Entenda as causas e consequências da Crise de 1929

Maior crise cíclica do capitalismo completa 80 anos.
Vestibulares podem pedir questões comparativas com crise atual.
Do G1, em São Paulo 

No ano em que a Crise de 1929 completa 80 anos, questões comparativas entre o episódio e a atual crise econômica são um prato cheio para os vestibulares. E para ajudar o vestibulando a estar preparado, o professor de história Lucas Seco, do Anglo, fala das causas e consequências do episódio, em uma aula em vídeo.

“O capitalismo sempre visa o lucro, em qualquer momento da história, porém ele é cíclico, ou seja, em muitos momentos existe um crescimento econômico acelerado e em outros momentos há estagnação. Isso é natural da própria história do capitalismo”, diz Seco (confira o vídeo).

O professor explica que a Crise de 29 é a maior de todas as crises cíclicas do capitalismo. “O grande crescimento econômico [por que passavam os Estados Unidos] foi acompanhado de um processo de liberalismo econômico, ou seja, de não intervenção do Estado na economia. Isso foi acompanhado também de um grande momento de especulação financeira na bolsa de valores, e há um terceiro problema, que foi a crise de superprodução da indústria.” Os três fatores levaram à crise em outubro de 1929.
 

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UFSC Vestibular 2020.2

UENP Vestibular 2022

UNICENTRO PAC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024