Unifesp é a melhor universidade do país, segundo índice do MEC

Ana Okada
Em São Paulo
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) é, pela segunda vez, a melhor universidade do país, de acordo com o IGC (Índice Geral de Cursos) de 2008. A instituição obteve desempenho 5 e pontuação contínua de 439. Esse é o segundo ano em que o índice de qualidade de instituições de ensino superior público e privado é divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).


Depois da Unifesp, as universidades mais bem colocadas são a UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), com 415 pontos; a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com 410 pontos; a Ufla (Universidade Federal de Lavras), com 405 pontos; e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com 402 pontos.

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são duas das instituições que não participam do índice.

Entre as faculdades, a melhor colocada foi a Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), no Rio de Janeiro, que obteve desempenho na faixa 5 e maior pontuação no IGC contínuo, com 469 pontos. Depois da Ebape vêm o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com 468 pontos; a Ebef (Escola Brasileira de Economia e Finanças), com 461 pontos; a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), com 461 pontos; e a FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), com 458 pontos.

Dos centros universitários, o IF-SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) foi o mais bem colocado, com IGC 4 e 391 pontos, seguido pelo IF-Sul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense), com 349 pontos; Fecap (Centro Universitário Fecap), em São Paulo, com 344 pontos; FAE (Centro Universitário Franciscano do Paraná), com 337 pontos; e Senac-SP (Centro Universitário Senac), com 318 pontos.

O que é o IGC

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Para a graduação, ele usa a média do CPC (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. Já para a pós-graduação, o conceito utiliza a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 
 
UOL VESTIBULAR

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNEMAT PSS 2022/2

UENP Vestibular 2022

UNICENTRO PAC 2021

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024