Como se preparar a cinco dias do Enem

Do Guia do Estudante:

Exame Nacional do Ensino Médio acontece no próximo final de semana; entre as dicas, estão comidas leves e nada de balada


por Cláudia Fusco

“Não entre em pânico”. Muito provavelmente Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, não previa que o mote de sua obra se tornaria um ótimo conselho para vestibulandos (muito menos que ela inspiraria o primeiro jogo do GUIA DO ESTUDANTE, o “Guia do Estudante das Galáxias”). Mas essas quatro palavrinhas contêm a essência do que você ainda pode fazer na reta final do Enem. O GE preparou algumas dicas para você encarar a prova sem medo:

1 - MARQUE SEU TERRITÓRIO
Se você ainda não testou o trajeto da sua casa até o local de prova, essa é a hora (veja no site do Inep o local onde fará a prova). Dê uma olhada em mapas, verifique se há pontos de metrô e ônibus por perto e cronometre o tempo gasto na viagem. Muita gente está tendo dificuldade para se organizar porque o local da prova é longe de casa. Se for possível, procure passar por este local durante o horário da manhã e início da tarde, já que o Enem começa às 13h. Aliás, fique esperto: o MEC recomenda chegada com uma hora de antecedência.

2 – QUER ESTUDAR? FOCO NA REDAÇÃO
Não adianta tentar rever todo o conteúdo em menos de uma semana. Se é assim, o que priorizar nessa reta final? Osmar Antônio Ferraz, coordenador de vestibulares do Colégio Bandeirantes, dá a pista: “A redação é sempre uma grande dúvida dos alunos, porque a proposta do Inep é bem diferente da dos principais vestibulares, como a Fuvest”. Escolha temas de redações antigas e peça para um amigo ler e comentar seu texto. Discuta ideias e fique ligado nas notícias.

- Saiba mais sobre a redação do Enem

3 - CUIDE-SE
Alimentação saudável e cuidados com a saúde são indispensáveis nesses próximos dias. Afinal, você não quer sair no meio da prova para ir ao banheiro depois de ter comido algo suspeito, não é? Opte por refeições caseiras, durma oito horas por noite e procure não cometer excessos.

4 – A META AGORA É O VESTIBULAR
A pressão para o Enem é grande, você já sabe. Mas a ansiedade causada pela prova não deve controlar a sua semana. Mantenha um ritmo mais leve de estudos, sem perder o foco. Afinal, nesses dias, você está estudando para o vestibular do fim do ano. A fase de ficar ligado nas questões do Enem já passou e, se ficar preso ao exame, você pode sacrificar momentos de estudo que seriam fundamentais na hora do vestibular.

5 - NO BALADA, YES DIVERSÃO
Sim, a gente sabe que ainda falta um tempinho para a prova. Mas uma noite mal dormida pode desregular seus horários pelo resto da semana. Prefira programas mais tranquilos, como ir ao cinema ou passear com os amigos. Aliás, a primavera está aí. Veja se ela já chegou, na prática, dando uma caminhada no parque mais próximo para aproveitar o Sol. Só não dá pra dispensar o filtro solar. Se você faz questão de curtir a noite, escolha um barzinho bacana e volte cedo. Divirta-se!

- Confira seu número de inscrição e o local da prova
- Veja mais notícias de Enem


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNEB Vestibular 2022.2

Sisu 2º/2022

UFGD PSVR 2022

UFT PSC 2022/2

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023