Enem 2009 O que esperar da prova de linguagens e de redação

Do Guia do Estudante:
Professores dão dicas para você ir bem na prova II do exame


por Fábio Calvetti

Se você está acostumado a realizar provas e vestibulares com questões sobre interpretação de texto, cheias de enunciados envolvendo contextos históricos, já sabe o que deverá encontrar na prova de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” do Enem. Se não está tão habituado assim, melhor se preparar, pois essa é das principais exigências do exame

No dia 4 de outubro, os inscritos no exame terão de responder a 45 perguntas sobre o tema, uma das quatro partes do chamado novo Enem. “Eles vão checar o seu grau de compreensão no texto e a forma como você vai devolver isso. É um jogo em que entra sua capacidade de interpretação”, afirma Regina Martins de Castro, professora de Português do colégio Bernoulli, de Belo Horizonte.

- Saiba o que deve cair na prova de Matemática do Enem

TIRAS E CHARGES
Mas não só isso. A linguagem não-verbal também estará na prova. Ou seja, também será avaliado como os alunos interpretam e contextualizam artes, desenhos e símbolos. “Deste tema podem vir charges, cartuns e tirinhas. Deve ser a arte contemplando o cotidiano”, afirma Castro.

Nos exemplos de pergunta divulgados pelo Ministério da Educação para o novo Enem, os temas nas questões de Linguagens são um tanto conhecidos, para não dizer manjados, como interpretar um texto sobre efeito estufa e perceber as diferenças de opinião na discussão religião x ciência. No entanto, vale ficar atento à parte mais teórica, como formas de narração, de discurso e figuras de linguagem.

REDAÇÃO
Para Regina de Castro, a redação não deverá mudar tanto no novo Enem. “Eu acho que não tem muito como fugir do habitual. Eles vão corrigir três, quatro milhões de textos. É preciso ter uma uniformidade”, afirma. Segundo ela, a redação deverá continuar abordando temas contemporâneos, com foco no social.

“Deve-se ficar atento à questão do politicamente correto, dos direitos humanos, algo que o Enem valoriza demais”, diz. “Não precisa se preocupar em resolver o problema da fome, da violência, do aborto. O que eles querem saber é como o aluno transita nessa problemática social.”

ATENÇÃO COM O TEMPO
O coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, destaca que os enunciados longos e o incremento no número de perguntas (são 180, contra 63 até o ano passado) poderão atrapalhar o aluno, principalmente no domingo, que terá ainda a prova de redação. “O ideal é responder primeiro as fáceis, depois as médias e por último as difíceis, sem deixar de lado o tempo para a redação”, afirma.


O EXAME
03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 ­
- Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Prova I: Ciências Humanas e suas Tecnologias

04/10/2009
(domingo): das 13h às 18h30 ­
Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova II: Matemática e suas Tecnologias


- Confira seu número de inscrição e o local de prova
- Veja mais notícias de Enem


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE Remanescentes 2022

UNEB Vestibular 2022.2

Sisu 2º/2022

UFGD PSVR 2022

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023