Por que fazer (bem) o Enem

Alguns motivos para você levar o exame a sério O EDUCAR PARA CRESCER listou oito motivos bacanas para você se dedicar e fazer o Enem, que ocorre no próximo fim de semana, de maneira séria. Confira aqui três deles:

1 - SERVE COMO AUTOAVALIAÇÃO
Como o Enem é uma prova preparada para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio, serve também como uma avaliação individual. Além da autoavaliação, é uma oportunidade de os alunos descobrirem como estão em relação aos colegas da mesma escola ou da mesma cidade, por exemplo.

2 - É UM "SIMULADOR" DO VESTIBULAR
Às vésperas do vestibular, ter mais um momento de aprendizado é algo valioso para quem passou o ano estudando. De acordo com ele, quem consegue ler, interpretar gráficos e se sair bem em uma prova indisciplinar como o Enem também fará uma pontuação boa no vestibular. Por isso, os alunos que encararem o Enem como um "simulador" do vestibular e levarem a prova a sério já terão passado por uma experiência bem parecida com aquela que enfrentarão quando tentarem ingressar na universidade.

- Faça o Simuladão do Enem

3 - É OBRIGATÓRIO PARA QUEM QUER TENTAR UMA BOLSA NO PROUNI
Um dos critérios para que estudantes de baixa renda consigam uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições privadas é ter conseguido obter a nota mínima de 45 pontos no Enem. Essa nota é uma média aritmética entre as provas de redação e de conhecimentos gerais. Mas garantir a nota de corte nem sempre é suficiente para entrar no curso desejado, pois as vagas ficam com os candidatos que têm as melhores pontuações. Por isso, é importante que o candidato ao ProUni dê o máximo de si no Enem. Quanto maior a sua nota, maior a chance de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos para entrar na universidade.

GUIA DO ESTUDANTE

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UNEB Vestibular 2022.2

Sisu 2º/2022

UFGD PSVR 2022

UFT PSC 2022/2

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023