UEPA Vestibular 2010 - Prova e Gabarito da segunda etapa

Candidatos realizam segunda etapa da Seleção da UEPA
 
A disputa é por uma das 2.536 vagas ofertadas pela instituição. Os gabaritos podem ser consultados a partir das 15h, através do www.uepa.br. A relação com os aprovados na primeira e segunda etapa será divulgada no próximo dia 16 de dezembro.



Dos 32.857 candidatos concorrendo ao Processo Seletivo tradicional (Prosel 2010) da Universidade do Estado do Pará, já estão eliminados 3.058 candidatos, total correspondente a primeira e segunda prova do processo, realizado nos dias 29 e 30 de novembro. No caso da segunda etapa do Processo Seletivo Seriado (Prise 2010), na qual estavam inscritos 10.600 candidatos, foram eliminados 214, que faltaram à prova desta segunda-feira (30).

  A disputa é por uma das 2.536 vagas ofertadas pela instituição. Os gabaritos podem ser consultados a partir das 15h, através do www.uepa.br. A relação com os aprovados na primeira e segunda etapa será divulgada no próximo dia 16 de dezembro.


  As provas de hoje constavam de 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). Será automaticamente considerado desclassificado para a terceira etapa do prosel, o candidato que, na segunda fase, obtiver zero de acertos em quatro ou mais disciplinas.


  A terceira e última dos processos seletivos acontece no dia 20 de dezembro, e constará de uma redação valendo 30 pontos, mais 54 questões objetivas de conhecimentos gerais. O resultado final com o nome dos aprovados está previsto para a segunda quinzena de janeiro.

Portadores de Necessidades Especiais


 
Dos 53 candidatos aos Processos Seletivos 2010 que se declararam portadores de necessidades especiais, 39 realizaram a 2ª Etapa do Prise e do Prosel nesta segunda-feira, 30, sendo 28 na capital e 11 no interior. Eles fizeram a prova em salas especiais e receberam atendimento exclusivo dos fiscais. Os candidatos com deficiência auditiva tiveram o auxílio de tradutores de intérpretes de Língua de Sinais. No total, fizeram a prova em Belém e no interior os candidatos com deficiência auditiva, visual, física, paralisia cerebral, autismo, dislexia e síndrome de down. 


  O atendimento especial é necessário para garantir a igualdade de condições a todos que disputam uma vaga nos Processos Seletivos 2010. “Para quem solicitou, foi dada a estrutura adequada para que fizessem a prova com tranquilidade. A única diferença entre os portadores de necessidades especiais e os demais candidatos é o tempo de prova, que, para eles, é estendido em 60 minutos. Portanto, vai até as 14 horas”, explica Fátima Macêdo, assessora pedagógica do CCBS.


  No caso dos deficientes de baixa visão, a UEPA fornece uma prova com fonte ampliada. Já os candidatos cegos podem escolher entre fazer a prova em braile ou usando o sistema operacional DOSVOX. “Nesse caso, a prova é gravada em áudio e os candidatos ouvem a leitura e usam o computador para responder”, explica Fátima Macedo, assessora pedagógica do CCBS. Esses candidatos são acompanhados por um técnico especialista no atendimento de pessoas cegas.


  Já os deficientes auditivos recebem o auxílio de tradutores/intérpretes de Língua de Sinais. Esses profissionais acompanham os candidatos ao longo de todo o tempo de prova e, caso seja necessário, ajudam a explicar os comandos das questões – sem indicar as respostas - e a dirimir qualquer dúvida sobre a prova. O atendimento aos candidatos surdos é resultado de uma parceria entre a UEPA e a Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará (Astilp).


  Os candidatos que se declararam portadores de deficiência fizeram as provas em salas especiais, para que recebessem o atendimento adequado sem prejudicar os demais estudantes. “Isso dá condições para que eles disputem as vagas com os demais candidatos. Até porque a UEPA procura dar exatamente o que esses candidatos precisam para fazer a prova, além de respeitar a legislação e estender o horário de prova desses candidatos em uma hora”, explica Fátima Macedo.

Atendimentos especiais
 
Já os candidatos que necessitaram de atendimento médico ou hospitalar (que fizeram a solicitação com até 24 horas antes da prova), foram no total de seis candidatos, sendo que cinco deles fizeram prova em local reservado em escolas e um em hospital.

Concorrência
 
Fisioterapia é o curso com maior concorrência nos Processos Seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com 1.750 inscritos no Processo Seletivo (PROSEL), o curso ficou com uma média de 87,50 candidatos para 20 vagas. Já no Programa Ingresso Seriado (PRISE), a maior concorrência também ficou para o curso de fisioterapia com uma média de 10,20 candidatos, sendo 204 inscritos para 20 vagas. No PROSEL, os cursos de engenharia ambiental e design ficaram com o segundo e terceiro lugar na concorrência, com uma média de 69,30 e 46,10 candidatos por vaga, respectivamente. Já no Prise, o segundo mais concorrido também ficou para o curso de engenharia ambiental com 8,55 candidatos e tecnologia agroindustrial com habilitação em Alimento ficou em terceiro com 8,50 candidatos por vaga.


  Apesar disso, medicina ainda continua sendo o curso mais procurado nas duas modalidades de acesso da UEPA, sendo 3.217 no PROSEL e 317 inscritos no PROSEL para 50 vagas ofertadas, respectivamente.

Cursos


 
Para 2010, a UEPA oferta 2.536 vagas em 19 cursos nas áreas da saúde, educação e tecnologia, na capital e no interior. Este ano a novidade é a oferta dos cursos de Geografia e Filosofia. O município de São Miguel do Guamá ofertará 40 vagas para Filosofia e Conceição do Araguaia terá 40 vagas para cada um dos dois novos cursos. E, em Belém, o curso de Licenciatura em Letras ofertará 40 vagas para a nova habilitação, com ênfase em Língua Inglesa.


  Outra novidade dos Processos Seletivos 2010 é a oferta de vagas para o novo núcleo da UEPA em Castanhal. Ao todo, serão ofertadas duas turmas, com 40 vagas cada, para os cursos de Engenharia de Produção e Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Física. O novo campus, localizado na região de integração do Guamá, dará apoio aos demais campi da universidade.


  As vagas estão distribuídas entre os cinco campi da capital e os 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia. Para o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), foram ofertadas 700 vagas. No Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), são 460 vagas. Já para os cursos de educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), são oferecidas 1.376 vagas.

Confira o gabarito e o boletim de questões

- Gabarito (PRISE e PROSEL) 1ª Etapa

- Prova (PRISE e PROSEL) 1ª Etapa

- Gabarito (PRISE e PROSEL) 2ª Etapa

Prova (PRISE e PROSEL) 2ª Etapa



Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFRGS Ingresso 2021/2

UNICENTRO PAC 2021

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNITINS Vestibular 2022/1

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UNESP Vestibular 2024