Saiba mais sobre as transformações no Brasil e no mundo em 1989

No Brasil, havia a campanha para as eleições diretas para presidente.
Na Europa, acontecia o processo de desagregação do bloco socialista.
Do G1, em São Paulo


O ano de 1989 é um ano muito importante porque marca uma série de transformações no mundo e no Brasil, afirma Rogério Athayde, professor de história do Curso pH, no Rio de Janeiro.

“No Brasil, nós estávamos envolvidos com o processo das eleições diretas para a escolha do presidente da República. Depois de um longo jejum desde a campanha presidencial que levou Jânio Quadros ao poder em 1960, ele iria assumir em 1961, nós não tínhamos votado para presidente”, explica. “E, ao longo de 1989, a campanha ocorre de maneira bastante ideológica.”

Segundo ele, apesar da variedade de candidatos, três pessoas apareceram com mais chances: Lula, Collor e Brizola. “Durante a campanha, Collor não participou de nenhum debate, que envolvia Lula, Brizola, Maluf, Covas. No entanto, quando foi para o segundo turno com Lula, participou de dois debates, que foram bastante decisivos.”

Na mesma época, na Europa, acontecia o processo de desagregação do bloco socialista. “A União Soviética vinha em crise ao longo dos anos 80 e o Leste Europeu já dava sinais de insatisfação em relação aos seus regimes.” Em novembro de 1989, cai, então, o Muro de Berlim.
 

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

UFPEL PAVE 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022