Veja como podem ser as provas de física na 2ª fase de alguns vestibulares

A Fuvest tem novo formato de prova.
É importante resolver as questões no lugar indicado.
Érica Polo Do G1, em São Paulo

Os candidatos que farão prova de física nos vestibulares da Fuvest, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na primeira quinzena de janeiro, podem ficar atentos a algumas dicas dadas por professores dos cursos Anglo, em São Paulo, e PH, do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que a segunda fase da Fuvest está diferente neste ano. Todos os candidatos selecionados terão de responder a 20 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês no segundo dia de provas. Pode ser, também, que o vestibular apresente questões interdisciplinares neste dia.

Veja também como serão cobradas as seguintes matérias na segunda fase:
Questões interdisciplinares
Português
Redação
Matemática

“Eu acho que, na prova do segundo dia, a tendência é aparecerem questões mais objetivas e simples, com alguma contextualização”, avalia Ronaldo Moura de Sá, professor de física do Anglo. “Mas estamos diante de um fato novo, há de esperar e ver”, comenta.

O professor de física do curso PH, Felipe Amaral, alerta os candidatos às vagas da UFRJ a prestarem atenção na hora de resolver os exercícios. "As questões têm de ser resolvidas nos locais destinados a elas e não no espaço de outra questão. As bancas não aceitam respostas fora do lugar, mesmo que estejam corretas", ressalta.

Confira algumas dicas:


Fuvest
- Pode ser que a prova do segundo dia apresente três exercícios de física, abordando temas clássicos da matéria
- Questões que envolvam princípios de conservação, ondulatória, eletrodinâmica podem aparecer na prova
- O professor acredita que a prova do segundo dia seja de "física cidadã", como ele denomina. Ou seja, pode apresentar questões que tenham relação com a rotina das pessoas (exemplo: conhecer o funcionamento do chuveiro para saber o gasto de energia)
- No terceiro dia da Fuvest, apenas os candidatos a algumas carreiras farão exame de física. A tendência é que, nessa prova, o nível de questões dos anos anteriores seja mantido. Neste caso, se for assim, as perguntas serão bem mais técnicas se comparadas ao segundo dia do vestibular


Unicamp
- Geralmente apresenta doze questões
- Os enunciados costumam ser textos que fornecem referências para ajudar o candidato a resolver o exercício. Exige boa percepção e bagagem sobre a matéria
- Dinâmica, trabalho e energia, eletrodinâmica, ondulatória e calorimetria são temas que podem ser pedidos


UFRJ
- Em anos anteriores, 50% da prova pedia mecânica, cerca de 25% das questões envolviam eletricidade e o restante delas se dividia em outros temas da matéria (termologia, óptica, ondas..)
- É uma prova extensa e discursiva onde os examinadores querem ver o desenvolvimento das respostas com todas as etapas de forma bem clara
- O professor alerta os candidatos a não resolverem questões em espaços trocados. Se acontecer, mesmo que a resolução esteja certa, a banca não considera a resposta

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

UEG Vestibular 2023/2

UFPEL PAVE 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022