Entenda como medir a velocidade de propagação das ondas

Teoria pode ser aplicada em notas musicais que utilizam cordas.
Densidade linear e tração são importantes para fazer cálculo.
Do G1, em São Paulo
 
O professor de física do curso pH, Thiago Souza, dá uma aula sobre ondas unidimensionais. Ele explica que para medir a velocidade de propagação das ondas é preciso utilizar a equação de Taylor.

No cotidiano, por exemplo, a teoria pode ser aplicada em notas musicais que utilizam cordas: é o caso do violão, violino, piano ou da arpa.

Para que a onda seja propagada pela corda, dois fatores são necessários: o primeiro depende do quanto essa corda vai estar tracionada. Quanto maior for a tração da corda, maior será a velocidade de propagação. E quanto menor for a tração, menor a velocidade.

“Ao afinar um violão, você pode esticar mais a corda, ou menos. Com isso a tração muda. Ao mudar a tração também há alteração na velocidade de propagação de uma onda nessa corda. No final, o som que o instrumento vai produzir se altera”, disse o professor.

O segundo fator é a densidade linear, que é uma grandeza física que relaciona a massa e o comprimento dessa corda. Como relacionar a velocidade de propagação, tração e a densidade linear? Através da equação de Taylor.

“A reflexão e a refração são outros fenômenos físicos importantes na propagação de uma onda em uma corda”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UnB Vestibular 2022

UFMS PASSE - Gabaritos

FUVEST 2024

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022