Veja aula sobre as peculiaridades da demografia chinesa

Há 24 milhões de homens a mais que mulheres.
'Política do filho único' ajuda a controlar nascimentos.
Do G1, em São Paulo 


O professor de geografia do curso pH, Robertson Costa, fala sobre as peculiaridades da demografia chinesa.

"A China tem aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes e é o país mais populoso do planeta. O quadro  estimulou o Estado chinês a implantar uma política de controle de natalidade, a chamada 'política do filho único' ", diz.

Associada a essa intervenção estatal, a cultura chinesa, muito patriarcal e muito machista, gera predileção pelo filho homem, o que explica a desproporção quantitativa. "Hoje, há 24 milhões de homens a mais que mulheres no país", conta.

"Há ideia de que o filho vai perpetuar o futuro da família e, também, a preocupação de que as filhas, ao se casarem, acabam abandonando os pais após a terceira idade. Essa situação gera consequências bastante curiosas no seio da população chinesa, entre elas, essa desproporção." 

O professor destaca algumas situações curiosas. "Há praças onde as mães vão oferecer seus filhos para futuras pretendentes, já que faltam mulheres para casamento", diz. "Há outra curiosidade, mas não engraçada, que é o grande número de sequestros de mulheres para casamentos, além do crescimento da prostituição. Muitas mulheres percebem que essa desproporção pode ser usada de forma mercadológica", conta.

Assista à aula em vídeo e saiba mais sobre a China.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

UFMS PASSE - Gabaritos

FUVEST 2024

UFMS PASSE - Resultado

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

UnB Vestibular 2022