Inscrições do Vestibular 2012.2 – UFPE/Engenharias CTG serão de 15 a 25 de junho

da UFPE

As inscrições do Vestibular 2012.2 da UFPE, destinado exclusivamente ao Conjunto Engenharias CTG, serão realizadas no período de 15 a 25 de junho. O processo seletivo oferece 320 vagas, sendo 20 destinadas ao novo curso de Engenharia de Controle e Automação. Esta também é a oportunidade para os estudantes interessados em cursar Engenharia Naval, que oferece 20 vagas. Os demais cursos são: Engenharia Civil – 60 vagas; Engenharia de Alimentos – 10 vagas; Engenharia de Materiais – 20 vagas; Engenharia de Minas – 25 vagas; Engenharia Elétrica – 30 vagas; Engenharia Eletrônica – 40 vagas; Engenharia Mecânica – 50 vagas; e Engenharia Química – 45 vagas.

O candidato deverá fazer a inscrição no site da Covest (www.covest.com.br), por meio de preenchimento de formulário e impressão de Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 75,00. O pagamento deverá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil. O Manual do Candidato será disponibilizado a partir do dia 13 de junho no site da Covest.

De acordo com o presidente da Covest, Armando Cavalcanti, a seleção de meio de ano representa uma nova oportunidade para os estudantes ingressarem na UFPE e ajuda a manter o ritmo de estudos ao longo do primeiro semestre. “Isso tem se refletido positivamente no ciclo básico das Engenharias, pois os estudantes estão entrando mais preparados”, destaca. Esta é a terceira edição do Vestibular de meio de ano para as Engenharias CTG/UFPE.

INCENTIVO – O incentivo de 10% na nota do Vestibular poderá ser solicitado pelo estudante que houver concluído integralmente, até a data da matrícula acadêmica, os três anos do Ensino Médio, em regime regular, em escolas públicas municipais, estaduais ou do Distrito Federal, exceto aquelas mantidas por instituições públicas de ensino superior. Também tem direito ao benefício o estudante concluinte do Ensino Médio na forma de exames supletivos ou de certificação de proficiência equivalente à conclusão do Ensino Médio (Enem), que deve possuir Número de Identificação Social (NIS) referente a programas sociais do Governo Federal.

SELEÇÃO – O processo seletivo se dividirá em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase será constituída pelas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, aplicadas e corrigidas sob a responsabilidade do Inep/MEC. A segunda fase será composta pela redação do Enem 2011 (cuja nota de corte será 2.5, em escala convertida pela Covest) e pelas provas aplicadas pela Covest/UFPE, nos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 12h.

No primeiro dia de provas, os candidatos farão exames de Português 1, com duas questões discursivas, e Matemática. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Química e Física. Com exceção de Português 1, cada prova terá 16 questões objetivas de proposições múltiplas e/ou resposta numérica. O resultado do Vestibular será divulgado até o dia 22 de julho.

NOVA GRADUAÇÃO – O curso de Engenharia de Controle e Automação, cuja duração média é de cinco anos, forma profissionais com atuação no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. O engenheiro desta modalidade aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas, de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados.

O profissional pode trabalhar nos ramos da automação comercial e residencial, automação industrial, bioprocessos e informática. A atuação contempla setores que vão desde o petroquímico, passando por tecnologia da informação, até de alimentos. O engenheiro é contratado pelas empresas para trabalhar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos.

A graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFPE está vinculada ao Departamento de Engenharia Elétrica. As 20 vagas oferecidas no Vestibular 2012.2 foram remanejadas do curso de Engenharia Elétrica, que antes oferecia 50 vagas e passa a oferecer 30 na edição 2012.2 do Vestibular.

VESTIBULAR 2013 – As inscrições do Vestibular 2013 da UFPE já têm período definido: de 11 de setembro a 5 de outubro de 2012. As provas da 2ª etapa serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro de 2012. Como primeira etapa, os candidatos devem realizar as provas do Enem 2012.

Cronograma Vestibular 2012.2 – Engenharias CTG

15 a 19/06 : Solicitação de isenção da taxa de inscrição no Concurso Vestibular 2012.2 – UFPE/Engenharias CTG.

15 a 25/06 : Inscrições pela Internet, no site www.covest.com.br, com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

22/06 : Publicação da relação nominal dos candidatos beneficiados com Isenção da taxa de inscrição no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.

26/06 : Último dia para recolhimento da taxa de inscrição (GRU). Último dia para portadores de necessidades especiais requererem atendimento especial durante a aplicação das provas.

29/06 : Divulgação da relação nominal dos candidatos que solicitaram incentivo no argumento de classificação (10%), no site www.covest.com.br, para consulta individual.

29/06 a 02/07 : Consulta de dados: período de exibição do Documento de Regularidade de Cadastro (DRC), onde será possível fazer alterações no Formulário de Dados Pessoais e retificar, no Formulário de Inscrição, apenas os campos “Opção de Incentivo Social”, “Condição de Participação” e “Preferências”.

03/07: Exibição da relação definitiva dos candidatos que solicitaram incentivo no argumento de classificação (10%), no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.

A partir de 05/07: Exibição do Comunicado de Confirmação de Inscrição - CCI no site da Covest-Copset. Impressão do CCI sob responsabilidade do candidato a partir do endereço eletrônico www.covest.com.br.

08 e 09/07: Aplicação das Provas (8h às 12h).

11/07: Data-limite para apresentação de recursos quanto ao gabarito das provas escritas/objetivas na sede da Covest-Copset, no horário das 8h às 17h. Divulgação do Edital de Matrícula, no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Covest.

16/07: Exibição da relação dos candidatos habilitados ao incentivo no argumento de classificação (10%) no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.

17 e 18/07: Período para os candidatos habilitados para o incentivo no argumento de classificação (10%) comprovar o preenchimento das condições para o gozo do mesmo, na sede da Covest-Copset, no horário das 8h às 17h.

Até 22/07: Divulgação da Primeira Classificação, juntamente com o resultado dos recursos quanto ao gabarito das provas escritas/objetivas, no site www.covest.com.br e na sede da Covest-Copset.

24 e 25/07: Período para Matrícula Acadêmica (Entrega dos documentos) referente à Primeira Classificação.

27/07: Divulgação dos classificados no primeiro remanejamento (2ª classificação).

31/07: Matrícula dos classificados no primeiro remanejamento (2ª classificação).

02/08: Divulgação dos classificados no segundo remanejamento (3ª classificação).

06/08: Matrícula dos classificados no segundo remanejamento (3ª classificação).

06/08: Início das aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

UFRR Vestibular 2024

IFPI Vestibular 2023/1

UFOPA PSR 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023