Censo da Educação Superior - Resultados de 2015 já podem ser consultados e revelam desafios para a educação superior brasileira

Já estão disponíveis para consulta os dados do Censo da Educação Superior de 2015.

Os principais resultados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6/10/2016, no edifício sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O número de matrículas no Ensino Superior já supera 8 milhões. Isso significa que, em tamanho, o Ensino Superior brasileiro está se equiparando ao Ensino Médio.

Participaram da divulgação o Ministro da Educação, Mendonça Filho; a Secretária Executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro e o Secretário de Educação Superior, Paulo Barone; a Presidente do Inep Maria Inês Fini e o diretor de Estatísticas Educacionais Carlos Eduardo Moreno. Pela primeira vez foram calculados indicadores de acompanhamento de fluxo de estudantes que permitem observar a trajetória deles dentro de cada curso desde seu ingresso em 2010. Tais resultados serão disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para todos os cursos de graduação, até o final de outubro.

Histórico - O Censo da Educação Superior coleta as informações de cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Até a edição de 2008, as estatísticas da pesquisa relacionadas ao aluno (matrículas, ingressantes e concluintes) eram coletadas agregadas por curso, o que inviabilizava o cálculo de indicadores de trajetória, permitindo apenas algumas aproximações de indicadores para expressar a produtividade na Educação Superior.

A partir de 2009, o Censo da Educação Superior iniciou a coleta individualizada de aluno e desde então foram possíveis recursos para controle da entrada de dados no sistema de coleta para permitir um acompanhamento longitudinal dos alunos. A obrigatoriedade da informação do CPF do aluno, com exceção dos alunos estrangeiros, implementada em 2011, permitiu o maior controle das informações e, assim, o acompanhamento da trajetória dos estudantes passou a ser possível. 

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fonte: INEP

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