Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2017 já pode ser acessado pela Pagina do Participante e aplicativo do Exame

O Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 ja está disponível na Página do Participante. Liberado nesta sexta-feira, 20, ele também pode ser consultado pelo Aplicativo do Enem, desde que o app seja atualizado. Participantes que já acompanham as etapas do Exame por meio de dispositivos móveis devem atualizar o aplicativo nas lojas Google Play (para Android) ou App Store (para IOS). Os participantes que fizerem o download do app pela primeira vez, gratuitamente, já terão acesso à base de dados atualizada. O Enem 2017 será aplicado em 12.416 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras.

O Cartão informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que todos os participantes, principalmente aqueles com atendimento diferenciado - específico, especializado e por nome social - confiram esses dados com antecedência. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do Exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao seu local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação. Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas.

Como acessar - Para acessar o Cartão é preciso acessar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem, atualizado. É necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibilizou um passo a passo para recuperação.

Declaração de Comparecimento - Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. A partir desta edição do Enem, o participante que precisar comprovar sua presença na prova, deverá imprimir e levar a declaração personalizada, disponível na Página do Participante. No dia da aplicação ele deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. A declaração referente a 5 de novembro já está liberada para download. A declaração de 12 de novembro será liberada a partir do dia 6. O Cartão de Confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Aplicativo - Com mais 2,7 milhões de downloads, o aplicativo do Enem é um dos mais populares na categoria Educação. Ao ser lançado, em 2016, o objetivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era torná-lo uma tecnologia de apoio ao participante em todas as fases do Enem, da inscrição ao resultado. Além de facilitar o acesso às informações e de auxiliar na organização e cumprimento de prazos relacionados ao Exame, o aplicativo é um canal a mais para a comunicação do Inep com os inscritos no Enem.

A versão deste ano ganhou novas funcionalidades, como uma seção de notícias e o acesso liberado ao público geral. O objetivo dessa liberação de acesso é permitir que não apenas os participantes – mas também pais, professores e jornalistas – acompanhem as áreas do aplicativo que não exigem login. Outra novidade será a liberação dos espelhos de redação no app, após a divulgação dos resultados em 2018.

Antes da aplicação, o aplicativo do Enem traz informações como a situação da inscrição, cronograma, vídeos com orientações, notícias sobre o Exame e o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. Após a aplicação, o app disponibilizará o gabarito, o resultado individual e o espelho da redação.

A função Alerta permite ao usuário selecionar sobre quais informações quer ser notificado quando ocorrerem atualizações no cronograma. Também é possível fazer um checklist das ações concluídas durante as etapas do Exame, facilitando o acompanhamento de pendências. No Mural de Avisos, o participante pode acessar comunicados oficiais do Inep. E em casos de dúvidas, a seção “Perguntas Frequentes” está sempre disponível. Para acessar as áreas restritas aos inscritos no Enem é preciso informar CPF e senha cadastrada na inscrição.

Clique aqui para acessar a Página do Participante

FONTE: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

IFPA PSE 2023

PVS 2023 Intensivo

UFJF PISM 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023