Sinopse Estatística do Enem é divulgada pela primeira vez pelo Inep

De forma inédita, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 22 novembro, a Sinopse Estatística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do Questionário Socioeconômico, e pela aplicação do Exame em si. Os dados são da edição 2017 e estão desagregados por regiões geográficas e unidades da federação, com intuito de apoiar estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira.

A Sinopse Estatística do Enem é uma coletânea de tabelas com informações que permitem traçar os diferentes perfis dos inscritos. A divulgação apresenta informações obtidas por meio dos questionários socioeconômicos e fornece um grande volume de dados sobre o desempenho em cada área do conhecimento avaliada pelo Exame. Um Glossário acompanha o material disponível para download no Portal do Inep.

Com a Sinopse Estatística do Enem a população tem mais uma fonte de informações detalhadas sobre o Enem. Dados tão detalhados só estavam disponíveis por meio dos Microdados do Enem, formato que exige o conhecimento de softwares estatísticos específicos. A Sinopse, portanto, facilita o acesso aos dados, mas só os microdados permitem o cruzamento de variáveis. O Inep se prepara para divulgar as sinopses de edições anteriores do Exame.

Conteúdo – As tabelas das Sinopses Estatísticas do Enem 2017 estão divididas em grupos temáticos: inscritos, egressos, cursistas (participante que cursava o último ano do Ensino Médio em 2017 e que não concluiria naquele ano), não concluintes e não egressos, fatores de contexto, desempenho. Esse último é subdividido em redação e nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. O Inep também disponibiliza um glossário com a explicação dos principais termos adotados. Pela Sinopse é possível pesquisar, por exemplo, o número de participantes por faixa de proficiência em cada área e na redação, a situação da redação. É possível pesquisar o número de inscritos, egressos, concluintes e cursistas por sexo, cor/raça, idade, estado civil, isenção da taxa inscrição, entre outros.

Sinopse Estatística Enem 2017
 
FONTE: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

UEMG Vestibular 2023

Sisu 2º/2022

Unioeste Vestibular 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023