Celpe-Bras tem 27 novos Postos Aplicadores para edição de 2019

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) credenciou 27 novos Postos Aplicadores do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sendo 16 para o Brasil e 11 para o exterior. Com os novos credenciamentos, 121 instituições estão aptas a aplicar o Exame em 2019, 45 delas no Brasil e 76 no exterior.

Clique aqui para acessar a portaria
 
O credenciamento conjunto de novas instituições aptas a se tornarem Postos Aplicadores ocorreu durante o Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras (Enccelpe) 2018, realizado entre 25 e 27 de julho, na sede do Instituto, em Brasília (DF). Na edição de 2018, 60 postos aderiram à aplicação do exame no exterior e 28 no Brasil. A ampliação ocorre porque a cada edição os Postos Aplicadores são consultados quanto à adesão ao exame e ao quantitativo de vagas que serão ofertados.

Novas solicitações – Entre os postos do exterior, a Argentina tem o maior número de credenciamentos, quatro no total. Além disso, o Uruguai, a Eslováquia, a Costa Rica, a Finlândia, a Noruega, os Estados Unidos e Israel tiveram suas solicitações atendidas.

Celpe-Bras – O exame é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras tem o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas nos Postos Aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

fonte: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

UEG Vestibular 2023/1

PREVUPE 2023

UEMG Vestibular 2023

Sisu 2º/2022

Unioeste Vestibular 2023

Postagens mais visitadas nos últimos 30 dias

UEG Vestibular 2023/1

UFG Vestibular 2010 - Correção online da primeira etapa

PREVUPE 2023